Blog

5 dicas para escolher fornecedores confiáveis

By Maio 30, 2018 No Comments
Fotos: Pixabay

 

Fornecedores, como prestadores de serviço ou empresas que vendem materiais, são muito importantes para garantir a qualidade técnica da obra. O resultado que o arquiteto espera quando faz o projeto pode se tornar realidade ou não dependendo da execução dos prestadores e da qualidade dos materiais. Por isso que indicar fornecedores é uma das tarefas mais difíceis que temos aqui no escritório.

Sempre estamos pesquisando novos fornecedores e cobrando de nossos parceiros um ótimo trabalho, desde o atendimento até a pós-venda. Mesmo assim, o profissional que foi excelente para um cliente nem sempre atende as expectativas de outro. Assim, o ideal é pesquisar todas as opções antes de escolher quem você vai contratar para realizar sua obra. Veja como:

 

1 – Pesquise a empresa

O primeiro passo é procurar fornecedores que tenham um registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Empresas informais não têm compromisso legal caso ocorra algum problema na obra e, por isso, não são boas opções. Você pode conferir se o CNPJ está ativo no site da Receita Federal.

Também é bom pesquisar se o responsável pela empresa tem histórico de processos relacionados ao serviço prestado. Isso é possível no site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Por último, verifique em sites de reclamação e fóruns online se existem muitas queixas sobre a empresa e como a instituição lida com isso.

2 – Converse com pessoas que já contrataram o serviço

Procure antigos clientes do fornecedor e pergunte como foi o atendimento. Aproveite para questionar se o profissional cumpriu os prazos estabelecidos, se foi eficiente e como lidou com possíveis problemas na obra. Também pergunte se ele entregou o serviço ou produto conforme estava no contrato e qual foi a qualidade do acabamento. Por último, não esqueça de se preocupar com o pós-venda: o fornecedor deu assistência após a conclusão da obra? Possui garantia do produto ou serviço?

 

3 – Visite obras realizadas pelo fornecedor

Se possível, verifique as obras que o profissional ou empresa especializada realizou. Fique atento ao acabamento e à funcionalidade. Pergunte aos moradores se o resultado final ficou conforme o esperado.

 

4 – Escolher por preço nem sempre é o melhor caminho

Muitas pessoas escolhem os fornecedores com base no preço mais baixo. Mas isso não é uma boa ideia! Prestadores sem experiência ou empresas que vendem materiais com pouca qualidade podem ocasionar um resultado insatisfatório e ainda aumentar os custos da sua obra.

A dica é fazer uma análise de preço levando em conta o serviço ou produto entregue por cada fornecedor. Você pode fazer uma tabela elencando o que cada um dos profissionais oferece e o preço que cobra pelo serviço. Isso evita que você compare dois serviços que entregam resultados bem diferentes.

 

5 – Fechando o negócio

Quando for fechar o negócio, pergunte sobre a garantia dos serviços ou produtos e como funciona a troca se houver defeito. Combine que irá efetuar o pagamento conforme as etapas forem entregues. Nunca pague todo o valor antes de a obra estar pronta porque isso faz com que você não tenha garantia de que o fornecedor manterá sua qualidade até o final. Faça um contrato formal, que estabeleça prazos, os materiais ou serviços que serão entregues e o valor que você irá pagar.

 

Vanessa 3

    Vanessa Faller
    Sócia-proprietária do Espaço do Traço

 

 

 

 

 

Leia também:

5 passos para escolher um arquiteto para sua obra

Por que escolher o Espaço do Traço na hora de construir sua casa?

Como identificar se seu arquiteto está comprometido com o projeto

 

Leave a Reply