Blog

Como adaptar a casa para crianças

By Agosto 31, 2017 No Comments

Pais de primeira viagem sempre têm perguntas sobre como adaptar a casa para as crianças. Muitos de nossos clientes surgem com essas dúvidas quando vão nos procurar para projetar o quarto do bebê ou renovar a casa para as crianças. Por isso, aqui vão algumas dicas que são úteis para os novos pais e mães:

 

Mobiliário

É preciso que toda a mobília da sua casa seja segura e de qualidade. Evite móveis com quinas porque podem fazer com que a criança se machuque. A dica é trocar por um mobiliário com cantos arredondados. Laquear móveis que já estejam desgastados ou lascados e possam apresentar riscos como farpas é uma boa pedida de reaproveitamento.

Não deixe móveis perto das janelas, porque as crianças podem escalar e se colocar em perigo. Também não exagere na quantidade de móveis novos ou reduza o número de peças pré-existentes. O ideal é que elas tenham um espaço amplo para circular livremente.

No quarto do bebê, algumas mobílias são indispensáveis: berço, cadeira para amamentação, roupeiro e trocador de fralda. Na hora de comprar o berço, procure por aqueles que tem o selo do Inmetro, o que significa que estão dentro dos padrões de segurança. Uma boa ideia é planejar móveis específicos para a criança, de acordo com o tamanho dela.


Fotos: Lio Simas


Revestimento

Opte por tintas à base d’água na parede porque possuem menos materiais tóxicos e alergênicos. Não utilize texturas para que a criança não se machuque com elas.

Evite revestimentos lisos para o chão ou use tapetes antiderrapantes. Também não utilize pisos gelados, como cerâmicas ou porcelanatos. Prefira laminados de madeira, vinílicos ou emborrachados, que são mais quentes. O emborrachado, além de oferecer a vantagem térmica, também é macio e tem boa absorção acústica.


Segurança

Coloque telas ou grades nas janelas. Você pode optar pelas cores preta ou marrom, que são menos visíveis do que as brancas.

Use protetores em todas as tomadas para evitar que a criança leve um choque. Deixe produtos como remédios e cosméticos em locais inacessíveis aos pequenos, como, por exemplo, em armários altos.

 

Vanessa 3

    Vanessa Faller
    Sócia-proprietária do Espaço do Traço

 

 

 

 

Leia também:

3 maneiras de transformar sua casa em um local aconchegante para crianças

4 quartinhos encantadores de bebê

3 quartos infantis projetados pelo Espaço do Traço que fizeram sucesso

 

Leave a Reply