Blog

Como escolher o tipo ideal de luminária?

By Janeiro 25, 2018 No Comments

Uma boa iluminação deixa o ambiente mais charmoso e confortável, além de ajudar nas tarefas cotidianas. Por isso, é preciso escolher a luminária ideal para cada caso! Separamos 9 tipos de luminárias que usamos em nossos projetos e como cada uma delas deve ser usada:


1 – Arandelas

As arandelas são luminárias instaladas na parede. Podem ser usadas em áreas externas, como varandas e jardins, além de espaços internos, como banheiros, corredores e laterais da cama.


Fotos: Lio Simas

 

2 – Pendentes

São luminárias penduradas no teto por meio de um fio elétrico ou cabo. Os pendentes são muito charmosos e ajudam a compor a decoração. Alguns modelos possuem uma luz focada e, por isso, são indicados para iluminar bancadas ou mesas. Esse é o tipo de luminária que possui mais variedade em design, podendo ser utilizada como uma peça decorativa.

 

 

3 – Plafons

Os plafons são embutidos ou sobrepostos no teto. Podem oferecer iluminação difusa, direta ou indireta dependendo do modelo. Normalmente, são instalados em ambientes com pé direito baixo, já que, como ficam bem próximos ao teto, deixam mais livre a área de circulação de pessoas.

 

4 – Lustres

Os lustres são luminárias com várias ramificações e que abrigam muitas lâmpadas. São suspensos no teto e costumam ocupar um lugar de destaque no ambiente. Oferecem uma iluminação mais abrangente e intensa. Por isso, podem ser usados como iluminação principal. Ainda assim, existem alguns modelos que têm função mais decorativa do que funcional.

 

 

5 – Abajures

Os abajures criam um ambiente mais intimista, relaxante e aconchegante. Sua luz não é tão intensa porque é filtrada pela cúpula. Normalmente, são usados no quarto em cima de criados-mudos, mas também podem ser utilizados em salas ou escritórios.

 


6 – Embutidas

São luminárias aplicadas diretamente no gesso, ficando no mesmo nível do teto. Como deixam o ambiente menos sobrecarregado, recomendamos utilizar as embutidas em ambientes mais clean. Também são conhecidas como iluminação técnica. Geralmente, servem para criar efeitos ou destacar algum ponto específico do ambiente.

 

7 – Luminárias de mesa

A luminária de mesa é usada para leitura. Pode ser apoiada em mesas de trabalho, em criados-mudos ou em mesas laterais do sofá.

 

 

8 – Luminárias de pé

A luminária de pé também é utilizada para auxiliar na leitura, mas não precisa de uma mesa de apoio já que tem uma base própria. Combina muito bem com uma poltrona para criar um cantinho confortável.

 

 

9 – Spots

O spot é uma luminária bem funcional, que emite uma luz direcionada. Por isso, pode ser usado para iluminar quadros ou objetos de arte. Use lâmpadas dicroicas se for para quadros e lâmpadas AR em caso de esculturas. Atualmente, os spots possuem um forte apelo no estilo industrial.

 

 


Maíra Queiroz
Sócia-proprietária do Espaço do Traço

 

 

 

 

Leia também:

5 projetos marcantes de salas de estar

Para uma casa prática: conheça revestimentos que são fáceis de limpar

Sancas iluminadas conferem sofisticação aos ambientes

 

Leave a Reply