Blog

Como utilizar as cores na decoração

By Junho 8, 2017 No Comments

Na hora de escolher a decoração da sua casa, é preciso prestar atenção nas cores! Elas têm a capacidade de influenciar o humor das pessoas e transformar o ambiente em um local estimulante, animador, confortável ou mesmo tranquilo. O uso correto das cores pode melhorar o desempenho em atividades, elevar a moral e ampliar ou reduzir os espaços. Confira como cada cor deve ser usada no ambiente:

 

Vermelho: É uma cor estimulante e dinâmica, por isso deve ser utilizada com cuidado por exemplo, em tapetes e passadeiras ou em objetos de decoração. O vermelho também anima, traz confiança e força de vontade para tomarmos decisões. Mas as sensações que transmite dependem do grau de saturação da cor. Tons mais escuros trazem seriedade e respeito, além de ostentação ao ambiente. Já o vermelho saturado simboliza afeto e estima.

O living do apartamento em Rio do Sul (SC) traz pontos de cores vibrantes em objetos de decoração. É o caso da mesinha de canto e da hélice, que simboliza a paixão por aviões do proprietário / Fotos: Lio Simas

 

Verde: Como é o equilíbrio entre o calor e frio, e entre o claro e escuro, transmite uma sensação repousante. Traz bem-estar, esperança e tranquilidade. O verde é muito utilizado nos ambientes porque tem uma grande diversidade de tonalidades e ainda é fácil de compor com outras cores. O tom claro pode causar uma sensação sedativa, por isso é recomendado para quartos ou salas de estar. O tom escuro ressalta a seriedade e segurança.

 

Azul: O azul transmite serenidade e paz e até provoca sensações de frio e repouso. É ideal para ambientes de relaxamento, como os quartos. A tonalidade mais clara provoca alegria, enquanto que a mais escura representa profundidade de sentimento e amplitude do ambiente. O azul deve ser usado em locais quentes, porque em lugares frios aumenta a sensação de tristeza e frio.

A sala de estar desta casa em Rio do Sul (SC) tem como destaque o azul, que contrasta com tons mais claros para compor o ambiente

 

Marrom e ocre: Ambos simbolizam resistência e vigor, além de transmitir uma sensação de conforto. O marrom é bom para locais que exijam concentração, como escritórios e bibliotecas. O ocre estimula a performance, por isso é usado em áreas de trabalho.

O marrom foi utilizado no couro da cadeira, no painel e na mesa deste escritório em Rio do Sul (SC)

 

Amarelo: Causa sensação de calor, estimula, anima e proporciona vivacidade. Está associado ao otimismo e ao poder. É a cor mais clara e a mais próxima do branco. Recomendada para cozinhas e salas de jantar porque estimula o apetite. Também pode ser utilizada em áreas de estudo, já que estimula as atividades intelectuais.

O amarelo foi utilizado pelas arquitetas do Espaço do Traço em uma clínica médica no Itacorubi, em Florianópolis

 

Laranja: Transmite as mesmas sensações que o amarelo, mas de forma mais intensa. Representa energia, fogo e calor. Assim, pode proporcionar vitalidade e reduzir a depressão. Além de ser um estimulante físico, também é mental, abrindo a mente para novas ideias. Pode ser utilizado em locais de trabalho e estudo ou ainda em ambiente de alimentação, por aumentar o apetite.

 

Preto: É uma cor sofisticada e imponente. Causa sensações de seriedade e prudência. Quando o preto é combinado com outras cores, transmite alegria. Geralmente, é usado em pequenas áreas ou em decorações, para criar um clima mais sóbrio.

Neste apartamento em Rio do Sul (SC), o uso do preto no escritório trouxe sobriedade para o ambiente

  

Violeta: É ligado ao espiritual e ao misticismo, por isso traz lucidez e equilíbrio nas atitudes. Deve ser utilizado em ambientes mais tranquilos ou em lugares reservados para atividades espirituais ou de relaxamento.

 

Branco: Simboliza a paz, a pureza, a limpeza e a estabilidade. Traz luminosidade e simplicidade para os ambientes.

O apartamento em Jurerê, Florianópolis, deveria ser clean e funcional, por isso o branco foi uma boa escolha de cor

 

Cinza: É uma cor neutra que não anima, nem relaxa. Por causa disso, é bem usada combinada com outras cores. O cinza também serve para diminuir o nervosismo e a insônia.

O cinza contrasta com o azul do tapete e os tons claros do piso para equilibrar o ambiente

 

Para conhecer dicas de como usar as cores nos ambientes, assista a entrevista com a arquiteta Maíra Queiroz para o programa Vida e Saúde.

 

 

Leia também:

Cores influenciam o décor

5 ambientes para inspirar seu projeto de interiores

Como refinar seu gosto para design de interiores e acertar no briefing do projeto

 

Leave a Reply