Blog

Pocket Office: escritório em um container

By Fevereiro 1, 2012 No Comments

Ambiente exposto na CASACOR ganha prêmio de Projeto Mais Sustentável

Sempre com um toque de humor e irreverência, a busca do inusitado e do surpreendente são objetivos dos projetos das arquitetas Maíra Queiroz, Vanessa Faller e Livia Ferraro, de Florianópolis. O resultado são ambientes agradáveis, modernos e despojados.

Para criar uma linguagem consistente, as arquitetas se inspiraram na harmonização estética da moda e da arte. A frase “você é o que você veste” expressa o desejo de que o espaço projetado seja uma extensão do próprio indivíduo, de seus desejos, sonhos, atitudes e estilo próprio.

Com base nestes conceitos, surge o Pocket Office. Reutilizando um container de 20 pés, foi desenvolvido um espaço compacto de trabalho, concebido tanto para um home office quanto para escritórios corporativos. O ambiente tem um caráter multifuncional: pode ser transportado para qualquer região, adaptado para diversas atividades e seu mobiliário bastante versátil permite utilizar o espaço conforme a necessidade. Conta com local de reuniões, mesa de trabalho para duas pessoas, banheiro, lavabo, copa e ampla varanda.

A intenção do projeto foi aliar funcionalidade, sustentabilidade e estética marcante. Por isso, utiliza o caráter industrial, que representa o container em si. Contrastando com os elementos brutalistas, o restante do ambiente permanece branco, com algumas peças de cores vibrantes e intensas. Essa característica segue o conceito Color Block, uma tendência das passarelas de moda. Outro traço que se destaca no ambiente é o contraste do padrão preto e branco usado de uma forma descontraída nos bancos da varanda com a cartela de cores.



Seguindo a ideia de criar um espaço sustentável, o projeto conta com excelente iluminação natural, lâmpadas de baixo consumo, piso em material de garrafa PET reciclada, rodapés de poliestireno reciclado, cobertura-jardim, pintura à base d’agua, além do próprio container que é reutilizado e reciclado. Uma obra com containers diminui significativamente a produção de resíduo, reduzindo o desperdício de 30% para 1%. Outro conceito sustentável é o incentivo ao uso da bicicleta: economiza combustível, não polui o ar nem causa congestionamento e ainda faz bem pra saúde! Por essas razões, o Pocket Office ganhou o prêmio de Projeto Mais Sustentável da CASACOR SC 2012.


As arquitetas também decidiram inovar no modo como as pessoas interagem com o ambiente. Todo o espaço pode ser controlado por um controle de bolso, com design prático e arrojado, além de ser fácil de usar.


Projeto: Parceria entre as arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller, do escritório Espaço do Traço Arquitetura, com a arquiteta Livia Ferraro.

Execução e patrocínio: Engenheiros civis Claudio Silveira Menescal e Jonas Balieiro Rossi, do grupo Inove Projetos e Construção.

Paisagismo: Bárbara Godeny e Maria Cecília Guinle.


Fornecedores:

Oneon Home — automação;

Pedecril — bancada de porcelanato;

Casa a Caso — tecidos dos colchonetes;

Frahm — sonorização;

Ettore Design — cadeiras assinadas e puffs;

Vidraçaria Lagoa vidros;

Hansen Móveis — mobiliário sob medida — (48) 9107-6565;

Usare poltronas iluminadas;

Santa Rita — iluminação;

Sofistique — instalação de persianas e confecção dos colchonetes;

Santa Luzia deck e rodapé;

Suvinil — tintas e efeitos decorativos;

Deca — louças e metais;

Unilux persiana;

Lotus Revestimentos Cerâmicos — porcelanato;

Komeco — piso PVC;

Eco Planet sistema de teto e parede verde;

Empório da Cozinha — eletrodomésticos;

Grudado — adesivo do lavabo;

Kustomize adesivo de microondas;

Fischer — bicicleta dobrável;

Roka Ideias e Objetos — objetos de decoração;

Moldura minuto — molduras;

Etc design e comunicação — adesivos, películas e material impresso;

Imaginarium — objetos de decoração.

 

Leia também:

Lavabo na CASACOR SC se destaca por ser um espaço dedicado à reflexão

Loft do futuro: inovação e sustentabilidade na CASACOR

Quarto da mamãe traz ambiente funcional e personalizado à CASACOR

 

Leave a Reply