Blog

7 opções de revestimentos para parede

By Agosto 24, 2018 No Comments

Na hora de escolher um revestimento para parede, você deve levar em conta vários fatores, como facilidade de manutenção, aparência e durabilidade. Em geral, os revestimentos são divididos em dois grupos: os naturais e os sintéticos. Os naturais têm uma aparência mais realista, no entanto, estão sujeitos às manchas e ao desgaste causado pelo tempo.

Os revestimentos sintéticos são mais práticos para limpar. Eles podem imitar características dos naturais, como um porcelanato com padrão amadeirado ou um papel de parede que remete a tijolos aparentes. Confira abaixo os tipos de revestimentos naturais e sintéticos que você pode usar em paredes:

 

Naturais

 

1 – Madeira

A madeira pode ser utilizada para revestir a parede e assim dar destaque para uma parte do cômodo. Esse revestimento traz um ar mais rústico para a decoração, além de aquecer e deixar os espaços bem aconchegantes. Hoje, existem várias tonalidades de madeira. Então, você pode escolher a que combine melhor com o seu ambiente.

Nesta casa em Florianópolis (SC), a madeira reveste a parede do fogão a lenha e da churrasqueira. O revestimento condiz com a rusticidade do ambiente e contrasta com o material contemporâneo da bancada, o Corian.


Fotos: Lio Simas

 

2 – Concreto aparente

O concreto aparente é uma tendência de revestimento para parede. Ele é muito utilizado em espaços com uma decoração industrial ou contemporânea. O tom cinza do concreto serve como uma base neutra que combina com diversos estilos de décor.

Neste espaço gourmet em Florianópolis (SC), criamos uma parede de concreto aparente na cozinha e na área externa. A parede também é visível na fachada lateral da casa, fazendo parte tanto do projeto arquitetônico quanto do projeto de interiores.

 

3 – Pedra

As pedras trazem uma sensação rústica e natural. Têm um design mais arrojado, já que a parede não fica com um aspecto uniforme. Elas podem ser utilizadas para compor mosaicos ou criar padrões diferenciados.

Fizemos o projeto desta casa em Rio do Sul (SC) e escolhemos o petit-pavé para revestir a parede do escritório. Normalmente, esta pedra portuguesa é utilizada em calçadas e áreas externas, mas também fica muito bem em paredes internas.

 

Sintéticos

 

4 – Porcelanato

O porcelanato é um revestimento bem resistente e versátil, com uma superfície uniforme. Existem vários modelos, com diferentes opções de cor. No apartamento de Rio do Sul (SC), por exemplo, usamos um porcelanato que remete a madeira para revestir a parede do espaço gourmet.

Você também encontra modelos que imitam concreto aparente ou pedras. É o caso do piso do apartamento, que foi revestido com um porcelanato que lembra o mármore.

 

5 – Papel de parede

A principal vantagem do papel de parede é a facilidade de instalação. Ele pode ser aplicado de maneira rápida e sem nenhum quebra-quebra. Muitas vezes, apresenta estampas diferenciadas, que você não encontraria em outro tipo de revestimento. Para conhecer algumas opções de papel de parede, você pode acessar este post.

No apartamento de praia em Governador Celso Ramos (SC), utilizamos um papel de parede que imita tijolos aparentes para trazer um toque industrial ao quarto.

 

6 – Revestimentos cimentícios

Os revestimentos cimentícios são feitos a base de concreto. Têm como vantagem o fato de absorverem pouco calor e serem versáteis, já que podem ser utilizados em paredes internas ou externas.

No caso deste apartamento de Rio do Sul (SC), o relevo do revestimento cimentício causa um efeito visual interessante. A parede ganha destaque com a iluminação gerada pelas lâmpadas dicroicas.

 

7 – MDF

O MDF é produzido com fibras prensadas e resina. Geralmente, ele é utilizado para construir móveis sob medida, mas também serve como revestimento para parede. Como possui uma aparência amadeirada, costuma substituir a madeira nos projetos que prezam pela praticidade.

No living em Balneário Camboriú (SC), o MDF reveste a parede, a porta, a estante e o aparador, integrando os elementos e criando unidade.

Se você quer receber outras dicas de decoração e arquitetura, acompanhe nossas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil do Instagram para ficar por dentro das novidades!

 

Vanessa 3
    Vanessa Faller
    Sócia-proprietária do Espaço do Traço

 

 

 

 

 

Leia também:

Para uma casa prática: conheça revestimentos que são fáceis de limpar

Qual a diferença entre o piso vinílico e o piso laminado?

Onde utilizar madeira na sua casa

Leave a Reply