Estamos viajando por Montreal como prêmio do concurso de melhor Projeto Arquitetônico do Núcleo Catarinense de Decoração. A cidade fica em uma ilha, na província de Quebec, e possui construções inspiradoras. Separamos destaques da arquitetura de Montreal e, claro, alguns pontos turísticos para você que pretende visitar a cidade:
Habitat 67
Essa é uma das construções mais famosas (e maravilhosas!) da arquitetura de Montreal. O habitat 67 é um conjunto de apartamentos residenciais que foi construído para a Expo 67, uma mostra que reuniu representantes de diversos países em Montreal no ano de 1967.
O complexo é todo formado por 354 cubos idênticos feitos de cimento. O interessante é que o arquiteto Moshe Safdie dispôs os cubos de modo que eles formassem combinações diferentes. São 146 residências que podem ser formadas por um ou até 8 cubos!
A construção fica na Avenida Pierre-Dupuy, que possui uma linda vista para o Rio São Lourenço, além de ciclovias e espaços para caminhadas. Seguindo a avenida, você encontra o Parc de la Cité-du-Havre, um parque com amplos gramados e lagos.
Fotos: Vanessa Faller/Espaço do Traço Arquitetura
Biosfera
A Biosfera é outra construção que foi criada para a Expo 67 e se tornou um marco da cidade. Projetada pelo arquiteto Richard Fuller, possui incríveis 76m de diâmetro e 62m de altura. Hoje, abriga vários edifícios que juntos formam um museu sobre o meio ambiente.
A Biosfera fica na ilha Sainte-Hélène, que é ocupada, em sua maioria, pelo Parc Jean-Drapeau. A construção está dentro do parque, bem na margem do Rio São Lourenço. O parque é enorme e tem diversas atrações turísticas, desde o circuito de F1 Gilles-Villeneuve até o parque de diversões La Ronde.
Place Des Arts
É o maior espaço cultural da cidade, onde acontecem shows, apresentações de balé, festivais e outros espetáculos. Era um bairro antigo da luz vermelha que foi revitalizado pela prefeitura e inaugurado em 1963. Hoje, o magnífico complexo cultural possui seis teatros conectados e capacidade de aproximadamente 8 mil espectadores.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments