O hábito de gradualmente reduzir o brilho da tela do celular ao passo em que vai anoitecendo é comum, mas você sabe por que isso acontece? A explicação é bem simples: os nossos olhos vão se cansando e precisamos que a iluminação se adapte para o nosso conforto.
Essa estratégia é parecida com as soluções que os profissionais da arquitetura e do design de interiores incorporam nas suas criações. Os projetos corporativos, por exemplo, precisam dialogar com as necessidades dos colaboradores para que as atividades sejam realizadas com qualidade e, claro, para que os espaços não prejudiquem a sua saúde e bem-estar.
Por isso, conheça 3 maneiras de aprimorar a iluminação nos ambientes de trabalho.
1. Por onde começar?
A distribuição dos pontos de luz é um dos principais cuidados que devemos ter na hora de construir ou reformar os espaços de trabalho — saber qual a melhor forma de aproveitar o seu ambiente abrirá portas para selecionar aplicações eficientes. E é em função disso que te guiaremos pelo mundo dos projetos luminotécnicos.
Se o que você deseja é uma distribuição pontual por toda a empresa, a iluminação uniforme é a sua opção ideal. A escolha por essa solução garante que o nível médio de luz geral seja o necessário para que os profissionais executem as suas tarefas corretamente sem causar uma sensação de fadiga.
Abraçando os usuários do ambiente, a luz natural invade os grandiosos panos de vidros
Entretanto, se o ambiente conta com grandes janelas e frestas, a iluminação localizada pode ser o que você procura: apesar de necessitar de um estudo intensivo para obter o nível adequado, é possível alcançar intervalos de luz com a mescla da iluminação natural e da superficial — afinal, há dias que a iluminação solar não irá suprir todas as demandas e, para isso, a superficial é a auxiliar perfeita. Essa combinação garante a comodidade dos servidores durante todo o período de trabalho!
Uma mistura assertiva de elementos torna esse espaço funcional e aconchegante
Agora, se você se interessou pelas duas alternativas, não tem porquê quebrar a cabeça tentando decidir. Pra te salvar, a combinação entre elas existe e é uma opção sensacional. A iluminação mista é a aplicação da luz uniforme com alguns pontos de luz localizada — visando o reforço geral com o investimento em lâmpadas próximas aos pontos de trabalho.
2. Projetos comerciais não são sinônimo de monotonia!
Falar muito sobre teoria para aplicações pode ser cansativo, a gente entende. Para quem gosta de soltar a imaginação e sair das obviedades, o tópico de diversidade é o ideal. Existem muitas formas de soltar a criatividade quando o assunto é projeto luminotécnico: lustres, luminárias, trilhos eletrificados, spots ou até fitas de LED são algumas das opções que fazem o ambiente dialogar com as premissas da empresa com estilo.
Ambiente com enfoque na luminária de teto, proporcionando boas doses de requinte
Todas têm sua a função e o seu benefício, acrescentam um charme para àqueles que optam por cores e formas divertidas ou uma seriedade a quem prefere um local de trabalho mais discreto. À exemplo, luminárias suspensas são opções ótimas para deixar o local mais iluminado e menos cansativo — além de propor uma estética mais contemporânea e descontraída.
3. O sol há de brilhar Quem aqui não gosta de pegar um solzinho de manhã em dias frios ou sentir uma brisa para relaxar quando o dia é lotado de tarefas? Investir em áreas externas pode ser o segredo para complementar e melhorar o bem-estar dos seus funcionários e clientes: a criação deste ambiente é favorável não somente a empreendimentos amigáveis, como transmite uma imagem positiva da empresa.
Espaço externo planejado para o descanso
O ponto determinante é a exploração da luz solar, pois estudos indicam que ela melhora o humor e a produtividade, além de ser determinante no cotidiano de quem transita pelos corredores e precisa de uma pausa para respirar. Com a adição de plantas aqui e ali, essas estratégias viram a fórmula garantida para que haja um feedback positivo — em todos os sentidos
Sabe o que você também pode explorar? Nossas redes sociais! Spoiler: você vai encontrar inúmeras outras dicas.
Maíra Queiroz
Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Outros posts relacionados com o tema:
Comments