Nossos quartinhos de criança foram destaque na seção Projetos Infantis da Revista Casa & Construção! Conheça três desses quartos para te inspirar:
1 — Casa de boneca
Fotos: Lio Simas
Este quarto em Rio do Sul foi projetado para uma menina de dois anos que ama bonecas. Nossas arquitetas, Maíra Queiroz e Vanessa Faller, criaram o ambiente com base nessa paixão da criança. Por isso, a varanda do quarto se transformou em uma casinha de bonecas. A fachada foi desenhada pelas próprias arquitetas e construída em MDF. A porta que havia no local foi retirada para integrar os dois ambientes. Dentro da casinha, há um espaço recreativo, com um tapete que imita grama natural e nichos para guardar os brinquedos da menina.
A cama ganhou um dossel, feito com o antigo berço da garota e luzes de cotton. O roupeiro que já havia no quarto foi emoldurado junto a um novo armário e uma cômoda, formando um volume único. “Revestimos a parede com papel floral e composê de faixas em tom de rosa. Para contrastar, pintamos a casinha de azul”, conta Maíra.
2 — Decor urbano
Este quarto em Rio do Sul tem um clima mais contemporâneo, que pode ser visto no papel de parede imitando tijolos e na cadeira Charles Eames preta. O painel de madeira vai da parte de trás da cama até o teto, compondo um cenário. A cama foi projetada em cima de nichos para otimizar o espaço do quarto. Um baú embutido no móvel também ajuda a organizar os brinquedos da criança.
As prateleiras em cima da escrivaninha dão um toque pessoal ao quarto, com objetos de decoração. A parede ao lado da cama foi revestida com uma tinta de lousa preta. Assim, a criança pode desenhar e escrever à vontade. “Geralmente, usamos cores claras nos quartos menores para ampliá-los, mas esse tom escuro não prejudica o ambiente porque o espelho já tem a função de aumentar o espaço”, comenta a arquiteta Vanessa.
3 — Casinha e escorregador
A casinha em cima da cama e o escorregador acrescentam um clima lúdico a este quarto em Florianópolis. Um estofado com capitonê garante a segurança da menina quando utilizar o escorregador. Para aproveitar o espaço abaixo do brinquedo, foram colocadas prateleiras e uma escrivaninha. Já os degraus também são gavetas para guardar os objetos pessoais. A clássica cadeira panton completa o ambiente, oferecendo conforto à garota quando estiver estudando.
Um recorte no armário permite que a televisão seja embutida sem prejudicar a estética ou a funcionalidade do móvel. As portas do roupeiro são revestidas com papel de parede e a lateral possui nichos. Já a bicama é perfeita para aqueles dias que a garota receber amigos.
Leia as reportagens na íntegra em nossa clipagem.
Leia também:
コメント