Decorar a casa ou até mesmo um único cômodo é uma tarefa super empolgante, que traz personalidade, beleza e da um up no imóvel. Porém, nem sempre é algo simples, principalmente pelas tantas opções de produtos e serviços disponíveis no mercado. Por isso, existem alguns erros comuns que podem causar desperdício de tempo, dinheiro e até mesmo comprometer os ambientes da sua casa. Acompanhe o texto de hoje e veja como evitá-los 👇🏻
1 – Pouca iluminação
O uso incorreto da iluminação natural acarreta em inúmeros malefícios para você e sua casa, como a sensação do ambiente parecer menor do que de fato é, por exemplo. Por isso, antes de decidir onde cada coisa irá ficar, pense na entrada de sol na casa/apartamento e reflita sobre as funções de cada cômodo.
Após refletir sobre as necessidades de cada ambiente ficará mais fácil decidir qual luminária será mais adequada para cada um. Os plafons, por exemplo, são ótima escolha para áreas com o pé direito baixo, pois não atrapalham na circulação.
2 – Subestimar cantos, paredes e corredores
Espaços que normalmente parecem sem uso geralmente tem grandes potenciais a serem explorados! Aproveite as paredes em branco para criar uma galeria de quadros ou adicionar nichos, por exemplo.
Os corredores e outros cantos também podem ganhar vida. Adicionando uma confortável poltrona e uma luminária você compõe um perfeito cantinho para leituras.
3 – Misturar revestimentos e/ou cores
A cor tem um papel primordial na decoração, certo? Por isso, a poluição visual pode ser um fator prejudicial na sua casa. A dica é utilizar as cores com cautela e pensar antes de comprar os revestimentos.
Mas fique tranquilo, isso não significa que você deva deixar de lado a ideia de ousar no décor. Destacar apenas uma parede com a cor vibrante desejada e/ou objetos de decoração pode ser uma ótima opção na hora da reforma!
Se ainda estiver com dúvidas, neste post do nosso blog, damos dicas fantásticas sobre pintura!
4 – Deixar de pensar na proporção da mobília
É comum nos apaixonarmos por uma peça e logo querer comprar por impulso, não é mesmo? Porém, alguns cuidados são essenciais antes de levar o móvel para a casa, como medir ou saber suas proporções, refletir se não irá atrapalhar na circulação do cômodo e se a paleta de cores irá harmonizar com o restante dos componentes do ambiente.
Uma dica para ninguém pecar em harmonia é procurar referências de composições com a peça. Redes sociais como o Pinterest pode te ajudar nessa!
Além disso, há a possibilidade de você adquirir um mobiliário sob medida, que ficará do jeitinho que você quer, sem problemas de tamanho e proporção.
5 – Economizar sem pensar nas consequências
Optar pelo revestimento mais barato ou pela tinta em promoção nem sempre é a alternativa mais confiável. Podendo comprometer a durabilidade do material ou resultar em quebra-quebra desnecessários, evite comprar sem boas referências ou com lojas desconhecidas.
Lembre-se: o barato sempre sai caro! Por isso, invista em produtos de qualidade e escolha com cautela seus fornecedores. Neste post, damos algumas dicas de como escolher bons fornecedores para o seu projeto.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments