top of page
Foto do escritorEspaço do Traço Arquitetura

5 riscos de reformar por conta própria

Durante os quase 20 anos do Espaço do Traço, a nossa equipe já recebeu diferentes histórias envolvendo problemas durante a execução de reformas e a maioria delas compartilhava da mesma razão: era uma reforma realizada por conta própria (ou seja, sem a contratação de um arquiteto). Afinal, reformar ambientes sem o auxílio de um profissional pode até parecer uma boa ideia inicialmente, mas as consequências podem ser grandes e custar caro! Confira alguns dos principais riscos:

Imagem: Freepik


1. Problemas estruturais

Sem o conhecimento adequado, alterar qualquer estrutura de um ambiente pode colocar toda a residência ou edifício em risco. Remover paredes ou pilares pode parecer simples, mas sem um estudo minucioso pode causar graves danos à construção. Além disso, há chances de você interferir nos sistemas elétrico ou hidráulico do imóvel, arriscando ocorrer vazamentos, inundações e curtos-circuitos que levam tempo para ser consertados e afetam o funcionamento do lar.

2. Gasto exacerbado ou desperdício de dinheiro:

Contratar um escritório de arquitetura de confiança garante ao cliente um planejamento, acompanhamento e gerenciamento de obra qualificado. Ou seja, os profissionais fazem todos os cálculos necessários para evitar desperdícios (de dinheiro e de tempo) e garantem que os materiais sejam de qualidade irretocável para evitar trocas desnecessárias. Fazer uma reforma independente pode resultar em materiais mal utilizados ou instalados incorretamente, ocasionando retrabalhos e gastos fora do orçamento.

3. Materiais desqualificados e falta de seguro

Os nossos arquitetos possuem anos de experiência e se qualificam constantemente para que todos os processos sejam executados corretamente e com rigorosos padrões de qualidade. Quando não há esse olhar técnico, as escolhas dos materiais podem ser de baixa qualidade, levando a frustrações no futuro e colocando os ambientes novamente em risco. As reformas independentes também abrem mão da garantia que os profissionais envolvidos na obra fornecem para reparar possíveis danos.

4. Perigo de acidentes

Um dos pontos mais relevantes nos riscos das reformas sem o auxílio de profissionais especializados é o perigo de acidentes. Afinal, essas transformações envolvem o uso de ferramentas e equipamentos potencialmente perigosos como serras elétricas e escadas, além de materiais estruturas pesadas. Manusear esses elementos sem conhecimento e experiência pode resultar em ferimentos sem precedentes.

5. Questões legais e de conformidade

Alguns tipos de reformas exigem licenças e precisam estar em conformidade com os códigos de construção locais. Realizar obras sem as devidas autorizações pode ocasionar em multas e complicações legais. Além disso, se a reforma não atender aos padrões exigidos, pode ser necessário refazer o trabalho para cumprir as regulamentações, gerando despesas e atrasos.

Conclusão

Embora pareça que reformar a casa por conta própria é uma boa ideia para economizar dinheiro e ter controle total sobre a obra, os perigos e desafios envolvidos superam os benefícios. Investir nos nossos arquitetos não só garante a segurança e a qualidade do trabalho, como evita gastos adicionais e problemas futuros. Afinal, o arquiteto também auxilia no controle financeiro, orientando nos prazos e etapas durante a obra, e indica parceiros qualificados para compras e execuções assertivas. Os alinhamentos são realizados com os envolvidos durante todo o projeto para os resultados excelentes.

Por isso, antes de iniciar uma reforma, é fundamental considerar todos os riscos e avaliar se vale a pena assumir esses desafios sem a ajuda de especialistas. Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Comments


bottom of page