Ambientes pequenos têm o seu charme, mas a gente sabe que eles pedem alternativas diferenciadas quando o assunto é aproveitamento do espaço. Para te ajudar e inspirar, separei alguns projetos compactos do Espaço do Traço que se destacam por possuírem todos os cantinhos bem explorados. ?
1 – Quartinho de menina
Fotos: Lio Simas
O desafio deste projeto de interiores foi suprir as necessidades da criança, que possui muitos livros e objetos, em um ambiente de apenas 10 m². Investimos em prateleiras na parede para armazená-los, e utilizamos portas de vidro no roupeiro para aumentar a sensação de amplitude do quarto. Já a penteadeira foi acoplada ao móvel da TV, que também é otimizado pelas gavetas.
2 – Banheiro pequeno, muitos elementos
Os clientes deste projeto tinham um ambiente pequeno demais para tudo que queriam inserir. Por isso, investimos em muitas portinhas e as revestimos com espelhos, refletindo a luz e garantindo a sensação de amplitude que precisavam. Embutimos uma revisteira na bancada, e o nicho entrou em cena na área do chuveiro, aproveitando ao máximo o espaço da parede.
3 – Home Office embaixo da escada
Que tal usar o vão da escada para planejar um home office compacto? É o que os donos desta residência, em Rio do Sul (SC), solicitaram. Para garantir mais conforto, inserimos o painel atrás da estante, dividindo visualmente o escritório do living.
Nesta casa, também em Rio do Sul, aproveitamos o gosto dos clientes por vinhos e projetamos a adega na área da escada:
4 – Quarto de hóspedes com espaços bem explorados
A ideia, neste quarto de hóspedes, foi inserir o criado-mudo logo abaixo do roupeiro suspenso, garantindo mais áreas de superfície. Esse tipo de artifício é bem interessante para evitar aquela bagunça que vai surgindo no cotidiano, sem a gente perceber. Quem se identifica?
5 – Integrar para ampliar
Para “aumentar” o tamanho do loft compacto, integramos living, sala de jantar e cozinha, garantindo um décor imponente e iluminado. O uso de cores claras e espelhos em locais pontuais também intensificou a sensação de amplitude da residência.
A divisória entre o quarto e a área social possui veneziana articulada, dando privacidade e barrando a luz quando necessário.
6 – Quarto de criança multifuncional
Mais um quartinho compacto potencializado pelas escolhas certas. Os nichos e prateleiras, por exemplo, funcionam para guardar livros e materiais escolares; já o painel foi inserido ao pé da cama e serve para anexar a escrivaninha da jovem.
Neste projeto de interiores, a cama apresenta gaveta para guardar colchão para visitas.
Perceba que as portas de vidro estão com tudo e são ótimas aliadas para espaços pequenos, aumentando a sensação de amplitude aqui também. ?
Curtiu as dicas? Aproveite para otimizá-las lendo o post 4 vantagens de optar por ambientes integrados.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Móveis multifuncionais para aderir Como inovar e aproveitar o espaço do corredor Amplitude para receber
#EspaçodoTraçoArquitetura #ambientespequenos #projetodeluxo #EspaçodoTraçoArquiteto #Ambientesintegrados #funcionalidade #móveismultifuncionais #Adega #arquiteturaFlorianópolis #ArquitetoCompetente #Quartodemenina #Quartodecriança #Escada #EspaçodoTraço #projetodeinteriores #arquitetasflorianópolis #ArquiteturaRiodoSul #Arquitetocomprometido #ArquitetosRiodoSul #living #arquitetasemflorianopolis
Comments