A partir de escolhas criativas e inteligentes, o Espaço do Traço Arquitetura transformou o apartamento, que tinha muitos cômodos e cores pesados, em um ambiente amplo e leve
Amplitude, contemporaneidade e elementos clean. Esses são os pontos que nortearam a repaginação de um apartamento em Rio do Sul (SC), que tinha um visual escuro e desatualizado. O projeto, executado pelas arquitetas Vanessa Faller e Maíra Queiroz, do Espaço do Traço Arquitetura, renovou os ambientes a partir de escolhas bastante criativas e inteligentes.
Paredes da cozinha foram quebradas, integrando o ambiente ao resto da área social – Foto: Fernando Willadino
Para começar, as paredes da cozinha foram quebradas e o ambiente se integrou ao restante da área social. Todo esse espaço passou a ser contornado por um grande painel, desde a porta do hall de entrada até o painel da televisão. O resultado foi a sensação de alongamento do apartamento de 130 m². “É painel de hall, depois vira um aparador e bar, que compõe com a mesa de jantar”, comenta Vanessa. Ele ainda “vai se transformando e se diluindo no home theater”, complementa. Lá, as arquitetas investiram em um painel amplo, que remete ao mármore, quebrando a sequência da madeira e garantindo um elemento surpresa à composição. A parede coberta de espelhos, no lado oposto, garante doses a mais de amplitude e funcionalidade à sala: nela, surge uma porta que, de forma sutil e elegante, dá acesso aos quartos da casa. “A gente os isolou a partir dessa porta”, explica a arquiteta.
Área social é envolvida por um painel em madeira, com fundo iluminado – Foto: Fernando Willadino
Os tons claros também ajudam a amplificar o ambiente, ao mesmo tempo que garante um cenário clean, propício para investir na decoração. Isso porque o layout antigo do apartamento era bastante escuro, com muitos cômodos, que pesavam e tiravam a fluidez do décor.
Lavabo
Pontos de cor dão dinamismo ao lavabo – Foto: Fernando Willadino
O ponto alto do lavabo é, certamente, a cuba esculpida, que tem um desenho elegante e pouco tradicional. Mas não é só isso: os espelhos continuam aparecendo, ampliando o banheiro, ao mesmo tempo em que a funcionalidade também dá caras. “Inserimos uma estrutura metálica que faz a vez de bandeja e de toalheiro”, conta Vanessa.
Suíte master
Porta do banheiro está acoplada aos armários – Foto: Fernando Willadino
O design anterior do quarto do casal tinha uma parede chanfrada e elementos estéticos antiquados. Além disso, os armários e roupeiros eram mal distribuídos e bastante confusos.
“A gente refez todos os roupeiros, reformou de forma inteligente, refez os interiores deles. Tiramos partido desse chanfro e incorporamos a porta do banheiro no móvel”, revela a arquiteta. Dessa forma, quando a porta está fechada, há uma unidade na estrutura, que fica mais minimalista e esteticamente agradável. O material, em laca de brilho, contribuiu para dar essa sensação.
Na mesa de cabeceira da direita, uma penteadeira foi inserida – Foto: Fernando Willadino
Outra estratégia criativa para suprir as necessidades da cliente foi a criação de uma mesa de cabeceira multiuso, compondo com a cabeceira estofada, que vai até o teto, e com a iluminação indireta acima da cama. No lado direito, a estrutura se transformou em uma penteadeira com espelho.
Texturas fazem parte do banheiro da suíte – Foto: Fernando Willadino
Embora o banheiro também seja bastante leve a claro, elementos de destaque não deixam o décor cair na monotonia. Há texturas nos revestimentos e pontos de cor em locais específicos. A banheira também foi trocada para compor com o ambiente.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Confira outras propostas de funcionalidade em nosso blog!
Comments