O método Montessori é uma prática educativa criada por Maria Montessori no início do século 20. A técnica preza por autonomia, liberdade, independência e autoeducação das crianças. Ultimamente, também está sendo aplicada na decoração, especialmente em quartos infantis. Nesse caso, o ambiente deve ser planejado levando em conta as necessidades da criança e não as do adulto. Confira 7 dicas para planejar um quarto inspirado no método Montessori:
1 – Mobiliário
Os móveis precisam ser acessíveis para as crianças. Assim, elas podem desenvolver autonomia para pegar e guardar objetos sem precisar da ajuda dos pais. Os brinquedos podem ser organizados em caixas baixas, ao alcance dos pequenos:
Fotos: Lio Simas
Estantes também precisam ser baixas, como nesse quarto. Os livros ficam em suportes que permitem que a criança escolha o que deseja ler sozinha.
2 – Cama
O ideal é que o colchão seja colocado no chão para que a criança consiga descer e subir com autonomia. Conforme ela for crescendo, é preciso ajustar a altura da cama.
Uma boa opção é investir em uma cama com casinha, que alia o método montessoriano a uma decoração lúdica e visualmente atrativa.
3 – Piso
O chão precisa ter bastante espaço livre para a criança poder circular e conhecer o ambiente. Por isso, não deve ter acúmulo de elementos ou móveis. Tapetes confortáveis são indicados para que a criança possa andar descalça com conforto.
4 – Decoração
Procure criar um quarto clean e visualmente organizado. O ambiente só deve ter objetos necessários e funcionais. Disponha poucos brinquedos no espaço. Caso tenha muitos, você pode trocar periodicamente os brinquedos que estão no quarto para despertar a curiosidade da criança.
Utilize objetos que possuem texturas diferentes, como madeiras e tecidos, para estimular o aprendizado. O mais importante é que a decoração se adapte à idade da criança a às suas características.
5 – Separação de espaços
Separe o quarto em espaços com funções bem definidas. Por exemplo, crie um local para dormir, um para brincar e outro para ler. O espaço de leitura deve ter uma cadeira confortável e uma estante para organizar os livros.
6 – Espelhos
Disponha espelhos pelo quarto para a criança conseguir se ver e conhecer seu próprio corpo. Eles precisam ser baixos e acessíveis aos pequenos. No caso desse quarto, o espelho horizontal foi utilizado no espaço de brincar.
7 – Segurança
Por último, não esqueça: todos os móveis devem ser bem seguros já que a criança vai interagir com eles. Fixe o mobiliário na parede para evitar acidentes. Também prefira móveis com cantos arredondados.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments