Fatores como cores, iluminação e circulação são cada vez mais fundamentais no momento de atrair a atenção dos clientes e aumentar o faturamento do estabelecimento comercial. Sendo então um tema de extrema importância hoje vamos explicar um pouquinho mais sobre o assunto.
Os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes, então o sucesso de lojas, bares e restaurantes está diretamente relacionado com a arquitetura do espaço.
Qual o foco da arquitetura comercial?
O termo arquitetura comercial se refere ao ramo da arquitetura que cria e desenvolve projetos para todos os tipos de estabelecimentos comerciais. Além de que, o seu objetivo é criar ambientes atrativos para melhorar a experiência de compra dos consumidores.
Quando o Espaço do Traço cria um projeto de arquitetura para estabelecimentos comerciais, os arquitetos não pensam apenas no espaço físico, mas também no público-alvo da marca (seu comportamento, gostos e interesses devem guiar todo o processo criativo), além dos objetivos e identidade visual da marca.
Arquitetura & marketing
Os projetos arquitetônicos estão ligados às estratégias estabelecidas e aos resultados buscados pelo estabelecimento. Para projetos de lojas, por exemplo, a arquitetura e o marketing devem caminhar lado a lado.
Em estabelecimentos comerciais da área da saúde, o objetivo é de que o cliente se sinta à vontade, inclusive para voltar. Desta forma, o espaço precisa ter muito mais um ar de casa do que de consultório.
Esse lugar aconchegante usa muitos elementos de madeira e de vegetação para que a pessoa que estiver com algum problema de saúde se sinta acolhida.
Já no varejo, o lugar deve ser sempre planejado com características que despertam no consumidor a vontade de adquirir um determinado produto, sendo assim, o briefing inicial do projeto deve ser montado a partir de um plano de marketing.
Além disso, a iluminação e a decoração são outros dois fatores muito importantes, pois na criação de um projeto é necessário se atentar a fatos como estratégias de expositores e se a luz do ambiente reproduz a cor verdadeira dos produtos. Até a estratégia de administração do estabelecimento entra no projeto arquitetônico.
Deve-se levar em consideração o ponto em que o comércio será construído, os consumidores que serão o público-alvo e o tipo de mercadoria que será comercializada. As marcas vendem um estilo de vida e a arquitetura do espaço contribui muito para o estabelecimento obter resultados positivos.
Afinal, quando o cliente se sente bem ao chegar em um ambiente comercial, as chances dele fechar negócio aumentam, pois um lugar com uma boa arquitetura e decoração oferece uma experiência agradável e suficiente para atribuir credibilidade ao empreendimento.
Com um profissional de Arquitetura que é multitarefas e multidisciplinar, o resultado é uma gestão de marketing de negócio vinculado com o desenvolvimento do projeto, o que agrega muito valor ao ambiente final.
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