Mesmo que talvez você não esteja familiarizado com esse nome, com certeza já se deparou e se encantou com os boiseries nas paredes ou no teto de um décor clássico ou palaciano. Hoje, nós vamos te apresentar adequadamente a essa técnica francesa que faz o maior sucesso ao redor do mundo, e que pode fazer toda a diferença na decoração do seu cômodo. Continue lendo!
Fotos por Lio Simas
Boiserie, que pronuncia-se “boaserrí”, é uma técnica de revestimento em relevo, que se assemelha a uma moldura, e é tradicionalmente utilizada nas paredes ou nos tetos de uma residência. O clássico ornamento teve origem na França, foi muito influenciado pelo movimento artístico Rococó, e se tornou popular ainda nos séculos 17 e 18.
Naquela época, os boiseries refletiam a pompa e a elegância da alta realeza francesa e também eram responsáveis pelo maior isolamento térmico dos cômodos. Hoje em dia, muito mais do que conforto térmico, essa técnica é sinônimo de elegância e sofisticação.
Apesar de ter sido originalmente produzida em madeira, a técnica do boiserie ganhou modificações com o passar dos séculos. Hoje, o mercado oferece uma imensa variedade de modelos e materiais, como cimento, gesso ou PVC. Com isso, o uso dos boiseries no décor não se limita apenas à estética clássica, podendo se moldar aos variados tipos de decoração com ajuda de alguns toques especiais e continuar fiel à sua essência sofisticada.
Independentemente que seja para emoldurar e destacar objetos específicos da sua decoração ou, até mesmo, ser o próprio elemento de destaque nas paredes da sua residência, o boiserie é protagonista quando o assunto é trazer requinte ao lar. Confira alguns dos projetos desenvolvidos aqui, no Espaço do Traço, que utilizam essa técnica!
Boiserie inserido em décor clássico | Projeto Espaço do Traço
Paredes e teto ganharam detalhes sofisticados a partir da técnica francesa.
Já nesse projeto, a proposta é que os boiseries ganhem destaque no contraste com as paredes do espaço
A simetria geométrica dos boiseries torna o ambiente único. | Projeto Espaço do Traço
Nesse ambiente, os boiseries ganham uma releitura moderna, servindo inclusive como moldura para outros itens
O teto ganhou detalhes em relevo inspirados nos boiseries clássicos
Esse banheiro luxuoso é a prova viva de que boiseries podem ser utilizados em varios ambientes.
Boiseries são o destaque desse quartinho de bebê!
E aí, curtiu saber mais sobre boiseries? Se sim, então você também vai querer descobrir a história por trás dos cobogós, queridinhos entre os brasileiros. Ou, quem sabe, se interessar por outro artifício francês muito popular no mundo da arquitetura: o brise-soleil. Clique para conferir!
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
#arquitetasfloripa #boiseries #boiserie #Ambientesintegrados #Arquitetos #Projetoarquitetônico #ArquitetoCompetente #arquitetas #projetodeinteriores #arquitetasflorianópolis #ArquitetosBalneárioCamboriú #reforma #ArquiteturaRiodoSul #ArquitetoFlorianópolis #Arquitetocomprometido #arquitetasemflorianopolis
Comments