top of page
site3324

CasaCor São Paulo 2019: confira nossas impressões da mostra

A 33ª edição da CASACOR São Paulo tá rolando desde final de maio e é claro que nós já fomos ao Jockey Club conferir as melhores novidades brasileiras em design de interiores, decoração e arquitetura. Com o tema  “Planeta Casa”, os projetos da edição mostram um entendimento de que lar é universo particular do indivíduo, trazendo um resgate à natureza superbacana nas criações. Abaixo, a gente te mostra nossas criações preferidas:

Casa Dendê, de Nildo José

Certamente, o que mais chama a atenção no projeto do escritório Nildo José são os volumes marcados com um jogo intenso de iluminação. O trabalho primoroso em marcenaria também é sem igual, com painel curvo no teto nada óbvio e um bloco no meio do ambiente, mostrando uma brincadeira criativa com formas.

Marcante no projeto também é a interação com a arquitetura:  o volume solto, formando rasgos verticais para fora, por exemplo, é revestido em marcenaria e configura uma entrada de luz natural em cima da escultura:


Iluminação zenital aproveita a luz natural, gerando uma sombra na parede.


Casa OAK, de Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr.

Difícil dizer se o destaque do projeto do escritório catarinense Studio CASADesign é o tom suave da madeira carvalho, que confere tranquilidade ao décor, ou os volumes arquitetônicos, utilizados para agregar valor e despertar sensações dentro do ambiente. Na verdade, toda composição é inusitada e de bom gosto, com esculturas presentes em diferentes contextos, sempre juntas a vários elementos, e com uma iluminação cênica e pontual, conferindo uma dramaticidade teatral ao projeto.


A mistura de texturas e composições com a decoração é um dos destaques do projeto.


Casa do Fauno, de Léo Shehtman


A homenagem do arquiteto Léo Shehtman à figura mitológica romana Fauno Barberini – de características meio humanas, meio animais – não poderia passar em branco na nossa seleção. Aqui, o trabalho com volumes arquitetônicos também é uma constante, garantindo fortes efeitos de luz e sombra, que compõem um cenário cênico sem igual. Algo legal de ressaltar é a tendência dos quadros em alturas mais baixas, garantindo  uma decoração inusitada e intimista.

Casa Pausa, Michel Safatle


Se tem algo que me fez morrer de amores na CasaCor São Paulo foi a vibe oriental da Casa Pausa, do arquiteto Michel Safatle, manifestada a partir de uma paleta monocromática baseada em uma brincadeira com texturas e tonalidades da natureza. No projeto, o jogo de luzes também é bem marcante, trazendo um cenário aconchegante aos interiores. Mais uma vez, os quadros baixinhos aparecem e ousam na composição.


Prateleira de luz na cabeceira da cama.


Casa das Sibipirunas, de Otto Felix


A integração dos elementos arquitetônicos é um dos pontos mais fortes do projeto assinado Otto Felix, encantando todo mundo que passa pela mostra. Aqui, elementos verticais vêm de fora, entram no ambiente e sobem até o forro, fazendo toda a base dos interiores. O ambiente ainda faz releitura de casa de campo e foi pensado para ser leve e de execução simples: a estrutura é fechada em vidro, permitindo que a luz atravesse com protagonismo, compondo o espaço. 

Curtiu nossas impressões? Aproveite para conferir nosso lavabo, exposto na CASACOR SC 2017.


Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Comments


bottom of page