A casa de 450m2, em Ituporanga (SC), é a prova de que é possível esbanjar imponência com apenas um pavimento de construção. Para chegar ao resultado, as arquitetas Vanessa Faller e Maíra Queiroz, do Espaço do Traço Arquitetura, posicionaram a residência em um platô elevado, adicionaram uma escada majestosa na fachada e promoveram amplitude singular ao projeto arquitetônico, que tem moldes bem contemporâneos.
A escolha por um pavimento único aconteceu após as arquitetas analisarem a estrutura do terreno e verificarem que, dessa forma, poderiam valorizar e garantir mais acessibilidade ao projeto. O desejo do casal, no entanto, era de que a imponência fosse mantida.
“A gente elevou os quartos, até por uma questão de privacidade e segurança. Também posicionamos o nível da casa num platô mais elevado, deixando a ponta dos quartos suspensa”, explica Vanessa Faller. Elementos acolhedores, funcionalidade e integração de ambientes também entraram em cena. Tudo isso para que os encontros com amigos, que o casal tanto gosta, sejam sucesso garantido.
A sensação de amplitude aparece também no pé-direito duplo na área do living – combinado ao forro ripado em madeira, a estrutura garante aconchego aos momentos em família. Essa era uma questão primordial para os clientes. “Eles não queriam que a casa fosse fria”, completa Vanessa.
Grandes portas pivotantes, que se abrem para o exterior e se conectam com a natureza, somam aconchego ao espaço. O artifício, inclusive, foi um dos grandes desafios logísticos da obra. “Tem 6 metros de vidro jumbo, que foi preciso um guindaste para colocar no lugar”, comenta Vanessa.
A casa mescla a tradicional estrutura em concreto com elementos metálicos, que, na área social, aparecem na cobertura do living. Junto com as linhas retas do desenho, os elementos garantem o ar contemporâneo que o casal adora.
“Todo o projeto foi pensado para receber pessoas”, conta Vanessa. A sala espaçosa, integrada com espaço gourmet, vai ao encontro dessa ideia e convida a celebrações em conjunto. Mas, como tudo também exala funcionalidade, os espaços podem ser separados com portas divisórias em alumínio e vidro aramado, que fornece transparência sem deixar de lado a privacidade.
A área social é ampla e envolve – além do living, espaço gourmet, cozinha e lavabo – outras áreas agregadoras, como spa, louçaria e brinquedoteca. Tudo isso é conectado a partir de um corredor com fitas de led de estética futurista e janelões que integram o ambiente à área externa. O espaço também leva os moradores às quatro suítes.
O casal tinha apenas um filho, ainda bebê, quando chamou o Espaço do Traço para projetar seu novo lar. Durante o processo, os dois engravidaram novamente e a casa precisou ser desenhada para acolher duas crianças.
Considerando que os pequenos precisam de espaços para crescerem, experienciarem e aprenderem – uma brinquedoteca, cheia de alternativas lúdicas, foi inserida ainda na área social da casa: tem nicho redondo para leitura, quadro para escrever, mesa para desenhar, caixas para guardar brinquedos.
“Ela tem um charme todo especial. Os meninos amam de paixão. A gente usou um tema de montanha, escalada, casa na árvore”, comenta Vanessa.
Presentinhos da casa
A área social é, de fato, um dos mimos do projeto arquitetônico e de interiores. O spa, integrado à imponente área externa, é mais um convite irrecusável a bons momentos em família.
As arquitetas propuseram um espaço gourmet com bastante amplitude para que os encontros e festas em casa pudessem ser ainda mais acolhedores e funcionais.
O recorte ao redor da churrasqueira, inclusive, mantém o conceito integrador do projeto. “A gente fez para emoldurar e mostrar todo o verde que tem ao redor da casa”, revela Vanessa. Através de esquadrias, o artifício acompanha o décor em diversos pontos da residência.
Gostou do conteúdo? Siga o Espaço do Traço e acompanhe os nossos projetos.
Commentaires