Os espelhos dão uma sensação de amplitude e profundidade aos ambientes. Por isso, são muito indicados para espaços compactos, como essa cozinha em Florianópolis.
Fotos: Lio Simas
Além disso, deixam o décor mais sofisticado. Eles costumavam ser utilizados só em banheiros, como elementos funcionais, mas podem estar presentes em diversos ambientes para compor o design de interiores.
Os espelhos refletem as luzes artificiais e natural, criando novos pontos de luz. Em ambientes escuros, vale a pena colocar o espelho em frente a janela para aproveitar melhor a iluminação.
Eles também podem ser usados para duplicar o mobiliário. É o caso dessa escada, em um apartamento em Curitibanos. O espelho cobre toda a parede para criar a sensação de que a escada é dupla, como as utilizadas em palácios.
Em ambientes compactos, você pode revestir os móveis com espelho, como guarda-roupa ou aparadores, para fazer melhor uso do espaço.
Em cômodos com mais espaço, é possível colocar o espelho encostado no chão, em vez de pendurado. Isso traz mais estilo à decoração.
Se o espelho possui moldura, você deve combiná-la com o estilo de decoração. Nesta casa de praia em Florianópolis, por exemplo, como o ambiente era aconchegante, a moldura tem um toque rústico e tons terrosos.
Mas você deve ter cuidado com a posição do espelho! Ele precisa refletir uma bela composição da decoração. Nesta casa de praia em Palmas, os espelhos foram usados para refletir a paisagem e, assim, integrar o exterior ao interior.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
コメント