top of page
site3324

Conforto térmico no ambiente de trabalho

Já falamos sobre dicas e opções para deixar a sua casa mais aconchegante nos dias frios, mas sabia que o conforto térmico também é fundamental nos ambientes de trabalho? Hoje, abordaremos a importância de equilibrar a temperatura para a satisfação e bem estar de seus colaboradores. 

Nosso país passa por variações climáticas durante todas as estações, por isso, é importante que exista um investimento adequado para lidar tanto com temperaturas quentes como as frias: são horas e horas em um local de trabalho, portanto, o bem-estar de todos os funcionários precisa ser garantido. 


  1. Mas… qual a temperatura ideal?

Essa é uma resposta que o Ministério do Trabalho pode nos fornecer: segundo a NR17, a temperatura onde são executadas atividades intelectuais — escritórios, laboratórios, sala de desenvolvimento e projetos — deve alternar entre 20 e 23 graus centígrados, com umidade relativa inferior a 40%. A norma ISO 9241, por sua vez, define a temperatura entre 20 e 24 graus no verão e 23 e 26 no inverno, com umidade relativa entre 40% e 80%, como ideal.

  1. Quais são as opções para aperfeiçoar o bem-estar térmico nesses espaços?

Entender que a ventilação natural é importante é o primeiro passo para desenvolver um plano de melhorias: quando não é possível, aplicar a ventilação artificial também é válido. 

Usar aparelhos para proporcionar esse upgrade é indispensável! Optar por um ar condicionado que englobe adequadamente todos os espaços é uma opção simples e segura. Aquecedores portáteis podem ser de grande ajuda.


E que tal… toldos retráteis? Você tem a opção de tirá-los no inverno, para aumentar a incidência solar; ou deixá-los no verão, para filtrar a insolação direta! 

Gostou? Fique de olho em nossas redes sociais e nos acompanhe por lá!


Vanessa 3

Vanessa Faller

Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Comments


bottom of page