Se os tons terrosos foram os grandes regentes das tendências de decoração em 2019, preparem suas casas para uma mudança daquelas no próximo ano. É que, ao que tudo indica, 2020 promete chegar revigorando com suas cores diferenciadas, customizações, e elementos repletos de sustentabilidade e tecnologia. Quer ficar por dentro? Acompanha o post!
1 – Pode colocar cor!
Inspirado em movimentos fortes e questionadores de 2019, como o 8M, que teve o rosa pink como conceito, e o #MeToo, que levou a cor preta aos looks femininos da cerimônia do Globo de Ouro, cores marcantes prometem estar em alta em 2020, revelando atitude e levando mensagens sobre verdade, transparência e autenticidade.
Fotos: Lio Simas
Neo Mint, Purist Blue, Cassis, Canataloupe, Mellow Yellow são novas variações de cores que devem tirar as composições do óbvio. As tonalidades têm tudo a ver com a ideia de pioneirismo e tecnologia, que será ainda mais forte no próximo ano: alguns eventos importantes em termos de inovação estão marcados para 2020, como, por exemplo, as primeiras Olimpíadas com uso de inteligência artificial e a missão Marte 2020, da NASA.
A cor Neo Mint capta o momento de alta produção tecnológica e promete invadir 2020. Foto: Reprodução/Pinterest
Mellow Yellow no décor. Foto: Reprodução/@possibledecor
Em entrevista para a Casa Vogue, a diretora de cores da WGSN, Jane Monnington Boddy, afirma que “será o ano em que a visão ‘super-futurista’ se torna realidade”. Nesse sentido, tons como o Neo Mint aparecem, invocando a produção tecnológica, sem deixar a ideia de natureza de lado – também importantíssima para entender o contexto de 2020. Para ajudar a compor, vai estar valendo o uso de plantas e outros elementos da natureza.
Por revelarem muita personalidade, essas cores, em geral, devem ser usadas com cautela. Um bom exemplo de equilíbrio está nesta residência em Rio do Sul (SC), onde tonalidades mais ousadas foram associadas a tons neutros e impessoais:
Projeto Espaço do Traço. Foto: Lio Simas
2 – Natureza e decoração sustentável
Projeto Espaço do Traço | Foto: Lio Simas
Tranquilidade, bem-estar e preocupação ambiental. Não é de hoje que esse assuntos estão em voga e são uma busca constante da galera. Mas, em 2020, a ideia é a de que esses temas tenham influência ainda maior nos interiores. Para isso, materiais, como madeira, bambu, pedra, lã, couro, palha, vime, barro e cerâmica, e cores básicas da natureza, como verde, azul e marrom, devem apresentar certo protagonismo no décor. Jardins interiores, verticais ou suspensos também terão bastante apelo nas decorações.
Na lista das tendências, a gente destaca a madeira em tons claros, que devem entrar em cena principalmente nos pisos, aquecendo com suavidade.
Projeto Espaço do Traço | Foto: Lio Simas
Projeto Espaço do Traço | Foto: Lio Simas
Ao levar elementos da natureza para dentro de casa, logo vem a necessidade de se unir a ela a partir de um arranjo mais sustentável do décor. Por isso, energia fotovoltaica, solares e sistemas térmicos devem fazer sucesso no próximo ano. Nesta casa em Rio do Sul (SC), por exemplo, o solare foi a alternativa para aproveitar a luz solar e economizar energia elétrica:
Projeto Espaço do Traço | Foto: Lio Simas
3 – Sistemas de automação
Tecnologias inteligentes têm trabalhado para garantir, cada vez mais, conforto e segurança aos moradores. Em 2020, eles aparecem também influenciados pela tendência de pioneirismo, já mencionada antes, e devem colocar o mais alto padrão tecnológico no dia a dia das pessoas. Além das conhecidas cortinas e luzes automatizadas e portas e gavetas acionadas por toque, o mercado já apresenta sistemas de controle do temperatura e umidade sofisticados, que devem facilitar a vida dos moradores no próximo ano. A tendência é a de que tomadas USB também apareçam como alternativas otimizadas para carregar dispositivos eletrônicos.
Nesse projeto de uma casa de 600m² em Rio do Sul (SC), as arquitetas do Espaço do Traço planejaram o local com automação de cortinas na sala / Fotos: Lio Simas
Localizada na praia do Campeche, em Florianópolis, a automação de iluminação da casa foi instalada nas áreas comuns usando interruptores distribuídos. Foto: Lio Simas
No jardim da casa, um sistema de irrigação automatizado também garante conforto aos residentes:
Projeto Espaço do Traço | Foto: Lio Simas
4 – Volta ao trabalho manual e toques pessoais
Móveis com estética exclusiva e toques de pessoalidade tendem a ser tendência no décor do próximo ano. A ideia é evidenciar individualidades, colocando em cena elementos que revelem personalidade e coloquem em cena a história dos moradores. Seguindo essa vibe, coleções, fotografias e objetos acabam tendo espaço especial na decoração.
Neste quarto de adolescente, as prateleiras e nichos mostram a coleção de personagens temáticos da menina. Já o painel de TV em fórmica de lousa permite que a jovem imprima sua personalidade até nas paredes. Foto: Lio Simas
Para a composição deste espaço social, o ponto de partida foi a mesa, que está há gerações na família. Feita com madeira da fazenda dos avós, ela ganhou destaque no projeto por ser um item que remete a boas lembranças:
Projeto Espaço do Traço | Foto: Lio Simas
Toques pessoais também predominam neste apê, projeto localizado numa área universitária de Floripa. Como o prédio era antigo e com muitos compartimentos, fizemos um quebra-quebra no desenho, enfatizando uma integração de espaços moderna e colocando em cena elementos soltos, que podem ser facilmente garimpados conforme o gosto da proprietária. O resultado foi um décor estiloso na onda boho-chic/farm house, que evidencia ao máximo a personalidade da cliente:
5 – Mais é mais
Tudo bem que o minimalismo ainda vai estar presente nas decorações de 2020, mas são as cores vibrantes e combinações improváveis de padrões, formas e materiais, típicas do maximalismo, que mais devem chamar a atenção da galera.
Pedra, papel de parede remetendo à seda, tecidos, madeira natural e quadros coloridos tornam o ambiente alegre e convidativo para momentos juntos. Foto: Lio Simas
Anotou as tendências? Aproveita o clima de fim de ano para relembrar nossa visita na CasaCor SP de 2019.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
MDF: estética e funcionalidade unidas Decoração industrial: uma tendência descolada Pergolados: beleza e funcionalidade na certa!
#2020 #EspaçodoTraçoArquitetura #Eletrodmésticostecnológicos #tendências #Tecnologia #arquiteturabalneáriocamboriú #PuristBlue #Construçõessustentáveis #arquiteturaFlorianópolis #ArquitetosFlorianópolis #arquitetas #arquiteturacuritiba #EspaçodoTraço #neomint #arquitetasflorianópolis #MellowYellow #Arquiteturasustentável #tendências2020 #ArquiteturaRiodoSul
Comments