top of page
site3324

Da funcionalidade à composição estética: uso de painéis e brises nas fachadas residenciais

Brise: uma abreviação do termo brise-soleil que, em tradução para o português, significa quebra-sol. E aí, já ouviu falar dessa invenção? Hoje, aqui no EDT, iremos apresentar variações de painéis e brises em fachadas!

Os brises foram criados para ser uma opção de controle sobre a incidência dos raios solares nos ambientes, funcionando quase como uma persiana no lado de fora: rebatendo o sol e criando um sombreamento interno. Super eficientes, barram os raios de sol antes mesmo de passarem pela membrana de vidro, evitando o aquecimento dos espaços.

Por aqui, sabemos que você já se apaixonou pela ideia, mas se prepare, tem mais! Com o passar dos anos, os brises passaram a ter um valor harmônico no estilo moderno e contemporâneo, se inserindo em diversos projetos como artíficio estético, indo além da questão funcional.


Nesse projeto, por exemplo, usamos o brise como elemento estético.

Com uma grande diversidade de opções, aliam a estética, a sustentabilidade e o conforto térmico. Entram em muitas composições, tanto em continuidades, revestindo paredes – como brises, dispostos para a proteção – quanto na questão estética, e possuem dois modelos comuns: os verticais e os horizontais, saiba como usar:

Brises verticais Mais utilizados em fachadas de insolação oeste. Podem ser fixos ou móveis dependendo do posicionamento da arquitetura em relação a orientação solar.

Brises horizontais Mais eficientes em fachadas norte, onde o sol geralmente está a pino. Também abrem espaço para a criatividade com a possibilidade de movimento!


Nossas arquitetas fizeram o uso dos dois tipos de brises nesse projeto! Lindo, né?

Brises também podem ser usados como barreira física, para permitir uma ventilação e, no mesmo passo, garantir segurança. São ótimos para proporcionar privacidade aos moradores – à exemplo, em ambientes com panos de vidro maiores.

Os brises podem ser compostos em diversos materiais, desde a própria madeira, que apesar da questão da manutenção, é muito bonita, até a madeira ecológica, que é uma ótima substituta: com uma composição plástica, a vida útil é muito maior. Se pegou pensando em elementos metálicos? É possível! Assim como concreto, sim!!! Os brises podem ser moldados em concreto como elementos na própria arquitetura! E mais: brises podem tanto ser fixos quanto móveis, permitindo a sua rotação e a criação de composições diferentes.

Anota essa dica exclusiva do EDT: há a possibilidade de tirar proveito dos cobogós – elementos de cerâmica, concreto, ferro ou tijolo –, usando-os como um brise, filtrando o sol e garantindo privacidade.

E aí, anotou tudo?


Vanessa 3

Vanessa Faller

Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Comentarios


bottom of page