O capitonê está com tudo! A técnica de origem inglesa, conhecida por apresentar aqueles botõezinhos aprofundados, formando desenhos geométricos e simétricos ao longo do tecido, voltou à tendência de decoração para dar um toque clássico aos elementos contemporâneos. Hoje, estofados, camas, puffs e até painéis de parede podem ter o visual otimizado pelo capitonê. Para o post de hoje, separei alguns materiais e possibilidades que vão te deixar morrendo de vontade de inseri-lo na sua casa!
Fotos: Lio Simas
1 – Capitonês em couro: um clássico!
Não é a toa que revestimento em couro foi o queridinho dos capitonês por muito tempo: ele tem grande apelo estético, e pode apresentar características cosmopolitas que dão um up no décor contemporâneo. Além disso, são super práticos: na hora de limpar, um pano úmido, com um pouco de água ou detergente neutro, costuma ser suficiente. Bom para você que tem crianças ou animais em casa! 😉
Mas não é porque a limpeza é fácil, que você pode descuidar da manutenção do material, tá? Deixá-lo sob o sol, por exemplo, pode ressecá-lo mais rápido. Se sentir que isso está acontecendo, uma dica é passar um pano úmido ou hidratar o tecido com vaselina ou produtos específicos de vez em quando. Mas não esqueça de ver as recomendações de fábrica, hein?
2 – Capitonê em veludo
Se antes o couro dominava a produção de capitonês, hoje, uma diversidade interessante de tecidos também aparece com força nos revestimentos. Um dos materiais em destaque é o veludo, que se adapta bem a diferentes composições e costuma exprimir classe e elegância por si só.
Baú da suíte com capitonê em veludo.
Lembre-se que o veludo é um material quente e, como o calor faz parte da realidade no nosso país, climatizar o ambiente pode ser uma boa solução para utilizá-lo sem desconfortos. 😉
Capitonê em veludo harmoniza bem com o décor de elementos clássicos.
3 – Brilho na medida? Use o facto!
Com uma estética sofisticada e uma coloração levemente brilhante, o facto é garantia de bom resultado no décor. Além do visual único, desenvolvido para a alta decoração, o material é pra lá de confortável! O facto ainda costuma funcionar bem em cabeceiras, como neste quarto recheado de detalhes clássicos e ornamentados:
Como apresenta características semelhantes às do couro, a limpeza do facto também costuma ser simples. Por isso, aproveite para usá-lo em ambientes que costumam sujar com facilidade, como quartos de criança.
4 – Capitonê em camurça: o melhor dos dois mundos
Este tecido é a perfeita junção de estética e conforto. A camurça, muito utilizada em salas de TV, também funciona bem para espaços infantis, revelando uma estética mais clássica e acolhedora.
5 – Ouse com materiais alternativos
Se a ideia é inserir elementos clássicos a projetos contemporâneos, por que não fugir do tradicional e levar o capitonê à parede, por exemplo? Com revestimentos específicos, é possível reproduzir muito bem sua estética em ambientes que não se dão bem com tecido. É o caso deste capitonê, em porcelanato, na parede do banheiro:
É sempre bom lembrar que o capitonê ressalta a ideia do clássico, moda conhecida por ser extravagante e repleta de ornamentos. Por isso, utilize sem exageros para que seu ambiente não fique pesado. Inserir o capitonê em paredes, poltronas e sofás simultaneamente, por exemplo, pode ofuscar a beleza da técnica.
Quer se inspirar em uma residência que uniu bem o clássico e o contemporâneo? É só clicar aqui.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
4 quartos de casal com décor elegante Pé-direito duplo: símbolo de elegância e imponência Sancas iluminadas conferem sofisticação aos ambientes
#arquiteturacontemporânea #ProjetosArquitetônicos #Quartodebebê #EspaçodoTraçoArquiteto #projetosdeluxo #arquiteturaclásica #carmurça #ArquiteturaFloripa #arquiteturaFlorianópolis #ArquitetoCompetente #Quartodemenina #ArquiteturaResidencial #projetosdeinteriores #Quartodecriança #EspaçodoTraço #capitonê #couro #veludo #banheirodeluxo #ArquiteturaRiodoSul #Arquitetocomprometido #ArquiteturaComercial #living #Porcelanato
Comments