As áreas sociais são uma vitrine da sua casa, já que são os espaços mais frequentados por convidados, amigos e parentes. Por isso, antes de projetar esses ambientes é preciso ficar atento a alguns detalhes que valorizam sua residência:
Iluminação
As lâmpadas de luz amarela são ideais para áreas sociais porque criam um ambiente mais aconchegante. Já as brancas devem ser usadas em espaços como cozinhas e áreas de serviço. A iluminação deve ajudar nas tarefas cotidianas. Por exemplo, uma luz direcionada para um lustre sobre a mesa de jantar. Nesse caso, o lustre deve ficar entre 75 cm e 1 m do tampo da mesa para que a luz não incida nos olhos das pessoas. Já a iluminação em ambientes com televisão deve ser indireta. Uma possibilidade é utilizar a automação de iluminação para que você consiga controlar a intensidade da luz.
Fotos: Lio Simas
Home theater
No home theater, a dica é usar tons escuros e aconchegantes. Cores muito claras ou cítricas não são indicadas. A televisão deve ficar a uma distância mínima igual à altura da tela multiplicada por dois. Já a distância máxima é calculada multiplicando a altura da tela por 2,5.
Espaços integrados
Os espaços de lazer costumavam ser afastados da residência, em construções como edículas. Mas a tendência atual da arquitetura são os ambientes integrados. Isso significa que você pode fazer seu espaço de lazer como uma extensão da sua casa, valorizando ainda mais o espaço de convívio social e recepção de amigos. Nesses casos, o mais comum é utilizar portas de vidro que integram o ambiente à residência.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments