Às vezes a gente não acredita que já faz 15 anos que, num cantinho pequeno e acolhedor, o Espaço do Traço reuniu seus primeiros projetos. Foi numa pegada meio de ateliê, com sede domiciliar, que a arquiteta Vanessa Faller, recém formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), se juntou às colegas Bruna Canela e Elisa Beck para empreender no universo arquitetônico. Depois que o trio se separou para viver outros rumos, Maíra Queiroz chegou com sua técnica apurada para fazer dupla com Vanessa. O match foi tão grande que, a partir daí, essa união virou quase um casamento e não parou de render histórias de sucesso.
Feita a introdução do post, a gente anuncia: o Espaço do Traço está debutando hoje e, por isso, é dia de falar um pouco sobre essa história que começou em 2004 e está longe de acabar.
Primeira logomarca, de 2004, fazia referência à escrita manual. O nome do escritório veio a partir de um insight durante uma viagem de avião.
No comecinho da empresa, em 2005, ainda desbravando possibilidades do mundo arquitetônico, as então sócias Vanessa, Bruna e Elisa aproveitaram a oportunidade oferecida por um professor da faculdade para organizar uma exposição de artes sacras em São Francisco do Sul. O trabalho foi marcante por ser um dos filhos primogênitos do Espaço do Traço. Além disso, carregou uma importância cultural ímpar, já que o evento acabou se tornando um dos pontapés iniciais para a criação do Museu de Arte Sacra da cidade, em 2013.
Elisa Beck, Vanessa Faller e Bruna Canela, primeiras sócias do Espaço do Traço, em exposição de artes sacras em São Francisco do Sul.
Nesta época, a preservação da arquitetura histórica e a museologia eram pautas recorrentes no escritório, rendendo outros trabalhos nessa temática. Paralelamente à exposição, por exemplo, as arquitetas fizeram ações no Museu do Mar, também em São Francisco do Sul, como a restauração da cobertura da Sala do Maranhão e projetos com exposições lúdicas.
Vanessa Faller e Maíra Queiroz para Casa Cor 2010.
O ano de 2007 já chegou marcando uma das primeiras reviravoltas do escritório: com a saída de Bruna e Elisa da sociedade, Vanessa e Maíra passaram a trabalhar juntas, trazendo o melhor dos seus estilos para a composição de algo novo, que traduzisse a essência do Espaço do Traço. Vanessa sempre curtiu um conceito mais contemporâneo, e, na época, também era apegada a tudo que envolvia patrimônio histórico. Já Maíra, muito prática e com uma destreza ímpar para encontrar soluções, trazia consigo uma vibe mais rústica e despojada. “Fomos mesclando tudo isso e hoje temos um know how que vem sendo aprimorado nesses anos de trabalho”, conta Vanessa.
Embora os laços fortes de amizade, somados às suas habilidades complementares, tenham ajudado a alavancar os trabalhos das “espacistas”, a vivência de quem decide empreender não é exatamente um mar de rosas, calmo e tranquilo: a união consolidada da dupla foi uma das grandes responsáveis pelo percurso de conquistas que o escritório tem trilhado. “Como início de qualquer negócio, a gente passou muito perrengue no começo. A gente pensou até em vender churros na praia”, brinca Vanessa.
É natural que, com o passar do tempo, as sociedades se moldem em terras mais firmes. Aqui, as mudanças foram aparecendo tanto nos projetos, quanto na própria estrutura física do escritório, que, ainda em 2007, mudou de sede para os fundos da casa da Maíra, na Lagoa da Conceição, apresentando uma vibe mais sustentável por conta do forro de tubo de pasta de dente reciclado. Nessa época, a pegada ecoeficiente do cantinho inspirou os próprios projetos do Espaço do Traço, que passaram a refletir uma consciência ambiental maior, mudando a perspectiva de criação da dupla.
Com um leque de novidades em vista, Vanessa e Maíra viram crescer a necessidade de adequarem a logomarca do escritório, trazendo nela um conceito que representasse melhor a versão mais profissional do Espaço do Traço de 2007. Fugindo do aspecto de ateliê, o caráter artesanal da antiga logo deu lugar à palavra “arquitetura” com uma fonte mais computadorizada, precisa e técnica.
Logo do Espaço do Traço em 2007.
Colegas desde 1999, enquanto ainda eram estudantes na UFSC, Vanessa e Maíra levaram a amizade da faculdade a outro patamar. Só na Casa Cor, foram quatro participações da dupla: em 2010 com o “Quarto da Mamãe”, em 2011, apresentando o inovador “Loft do Futuro”, que ganhou o prêmio de ambiente mais ousado do evento, e, em 2012, com o “Pocket Office”, um escritório em um conteiner, premiado como projeto mais sustentável da mostra. O título de Ambiente Mais Criativo na Casa Cor SC, em 2014, também foi do Espaço do Traço, que exibiu o arrojado quarto de bebê “Concept Baby”.
Loft do Futuro, projeto exposto na Casa Cor 2011. Foto: Lio Simas
O Concept Baby se diferenciava por passar longe do clima provençal e delicado, estilos normalmente adotados em projetos de quartos de bebê. Apresentando uma proposta que rompia com padrões, a dupla lançou mão de cores inusitadas, como o preto e o cinza, garantindo uma linguagem contemporânea e ousada:
Quarto “Concept Baby”, apresentado na Casa Cor 2014. Foto: Lio Simas
Mostrando que a parceria das arquitetas não se limita aos desenhos e telas de computadores, mas se fortalece ao desbravar o mundo juntas, em 2015, receberam o convite da Blum (empresa de ferragens para móveis reconhecida internacionalmente) para conhecer a fábrica da marca na Áustria. De quebra, ainda deram um “pulinho” na Itália, para conferir as novidades da Feira de Milão e estudar as tendências daquela temporada. “Foi uma viagem muito divertida, a gente se divertiu demais. Somos, além de tudo, grandes parceiras de viagens”, conta Vanessa. As espacistas ainda foram contempladas com uma trip para o Canadá, em 2016, depois de ter vencido na categoria de Melhor Projeto Arquitetônico do Núcleo Catarinense de Decoração (NCD).
Espaço do Traço na Feira de Milão, na Itália, em 2015.
Projeto Arquitetônico na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), vencedor do Melhor Projeto Arquitetônico pelo Núcleo Catarinense de Decoração. Foto: Lio Simas
Com novos planos e ideias norteando o ano de 2016, veio uma reformulação total do escritório, que alterou desde sua estrutura física, até os métodos de prospecção e manutenção de clientes. Já que a ideia era direcionar o mercado a um novo padrão de consumidores, as sócias antenadas passaram a contar com uma equipe de assessoria, que estruturou um plano de comunicação coerente com os resultados que buscavam. “Há 25 anos, meu objetivo era ser arquiteta e ter projetos publicados em revistas, ter reconhecimento. Há 15 anos, nosso objetivo era atender clientes de alto padrão e expandir nossos projetos. Acho que alcançamos ambos.”, conta Vanessa.
Nova sede do escritório passou a refletir o luxo dos ambientes projetados pelo Espaço do Traço. Foto: Lio Simas
Para refletir a sofisticação e tecnologia dessa nova fase, o Espaço do Traço contou com a ajuda da designer Cristina Bunn, em 2018, para desenvolver uma nova identidade visual que transmitisse as sensações de acolhimento, eficiência e exclusividade. Já em 2019, o escritório firmou uma parceria com o Creative Render, garantindo, aos clientes, imagens renderizadas ainda mais realistas dos projetos arquitetônicos.
Nova identidade visual, desenhada pela designer Cristina Bunn.
É nesse flashback, recheado de nostalgias, que a gente percebe tudo que rolou nesses 15 anos de Espaço do Traço. A graça é ver os planos sendo sempre colocados em prática, levando as arquitetas a alcançarem tudo aquilo que sonharam juntas, como amigas e sócias. “Acho que tudo isso é fruto da nossa parceria, do fato de a gente, além de tudo, se divertir fazendo o que a gente faz e amar fazer o que a gente faz, conta Vanessa. A dupla acredita que o trabalho não pode parar, e está disposta a alçar voos ainda mais altos. “Nos próximos 15 anos espero obter o reconhecimento pela qualidade do nosso trabalho em todo o Estado, além de alcançar um patamar de clientes que nos possibilitem uma liberdade criativa em que poderemos explorar toda a nossa capacidade de criação”, conclui Maíra.
Em 2019, o Espaço do Traço fechou uma parceria com o Creative Render, proporcionando uma visualização 3D ainda mais realista aos clientes.
Leia sobre projetos que marcaram os 15 anos do Espaço do Traço:
Funcionalidade a partir da junção de estilos Residência ampla e prática para a família Equilíbrio perfeito entre o clássico e o contemporâneo Décor aconchegante e prático Apartamento de praia com estética marcante Cozinha repaginada com foco em praticidade Reforma tem foco em áreas sociais Residência contemporânea se destaca por integração nas áreas sociais Casa de praia descontraída para as férias
#arquiteturacontemporânea #ProjetosArquitetônicos #projeto3d #EspaçodoTraçoArquiteto #projetosdeluxo #arquiteturabalneáriocamboriú #Arquitetos #ArquiteturaFloripa #arquiteturaFlorianópolis #ArquitetoCompetente #ArquitetosFlorianópolis #arquitetas #EspaçodoTraço #projetodeinteriores #arquitetasflorianópolis #15anos #ArquiteturaRiodoSul #Arquitetocomprometido #ArquiteturaComercial #ArquitetosRiodoSul
Comments