top of page
site3324

Estilos de decoração: o que são e quais as suas características

Quando contamos sobre os nossos projetos no blog ou Instagram, é comum identificarmos um ou mais estilos que guiaram a decoração dos ambientes ou a arquitetura da casa. Estes estilos dão o que falar, exibindo personalidade e criando espaços acolhedores e singulares para os nossos clientes. 

Apesar de releituras serem feitas para refletir a identidade dos proprietários, as suas raízes continuam sendo amadas por todos e protagonistas dos nossos projetos. 

Por isso, conheça alguns dos principais estilos que norteiam os nossos projetos e seus principais componentes. 👇

Clássico

Remetendo aos antigos palácios europeus, o estilo clássico esbanja luxo e sofisticação! A composição palaciana geralmente possui uma estética imponente, com ambientes amplos, pé-direito alto e uma grande quantia de arcos e ornamentos embelezando os espaços. Os boiseries, por exemplo, são estruturas originais desse estilo e protagonistas no quesito beleza. 

Materiais como o mármore e a madeira não podem faltar quando o assunto é decoração palaciana, assim como móveis bem detalhados e rebuscados. 

A paleta de cores predominante do estilo geralmente é neutra, exibindo tons de  bege, branco e gelo. Já nos acessórios, elementos metálicos em dourado também remetem ao estilo. 


O papel de parede perolado, com estampa floral, auxiliam no estilo clássico predominante.| Foto: Lio Simas


Industrial

Inspirado em construções antigas de Nova Iorque, quando galpões e estúdios eram transformados em casas, o estilo industrial é famoso por realçar os materiais brutos e estruturas expostas. 

Quando o assunto é décor industrial, a ousadia fala alto na composição, lançando mão de tijolos nas paredes, elementos de metal e madeira de demolição. Outros acessórios característico desse décor são lâmpadas, trilhos de spots, bancos e acabamentos mais rudimentares.

Minimalista

Um décor que preza pela funcionalidade e por ambientes amplos e “limpos”: esse é o estilo minimalista! Para quem quer adotar essa pegada, é importante priorizar poucos móveis nos cômodos e evitar excesso de elementos. 

A pureza de linhas retas também está presente neste estilo, além das cores neutras serem as protagonistas, enquanto as vibrantes ficam em pontos específicos do décor.

Foto: Lio Simas


Contemporâneo

Apesar de não haver regras bem estruturadas,  o estilo contemporâneo explora as tendências atuais com harmonia e estilo, valorizando o melhor da decoração das últimas décadas. O estilo contemporâneo conta com elementos como o cimento, concreto e grande uso de vidros e espelhos. também é comum o uso de linhas retas ou formas geométricas básicas, com elementos altos, grandes e bem definidos.

Assim como o estilo minimalista, o contemporâneo busca ambientes amplos e uma paleta de cores clean. Porém, a grande liberdade do estilo contemporâneo permite mesclar texturas e cores na sua composição com equilíbrio e bom gosto.

Foto: Lio Simas


Rústico

Sabe aquele clima de sítio, com muita madeira e aconchego nos ambientes? Então, o estilo rústico é assim! Inspirado em características “rurais”, o décor rústico é marcado por aderir componentes naturais nos cômodo. A madeira e pedra natural, por exemplo, aparecem em grandes porções neste estilo, assim como elementos e revestimentos referenciando cobre e o aço. 

Assim, a rusticidade acaba aproximando os moradores da natureza, unindo o interior com as grandes maravilhas do externo.

Foto: Lio Simas


Já viu tudo o que precisa saber sobre os estilos de decoração e agora quer entender como podemos unir diferentes estilos em um só? É só clicar aqui!

Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Leia também:

Comments


bottom of page