top of page
site3324

Forma e função: 5 formas de tornar a sua casa mais prática

Você sabe o que é uma casa funcional? A gente te conta! A definição parte de ser uma mistura de soluções simples para te ajudar a ter mais praticidade no seu dia a dia nos ambientes que você transita. 

Para isso, nada melhor do que umas dicas pra te ajudar a mergulhar com tudo nesse conceito, né? Então puxa um caderno que o Espaço Traço Arquitetura traz 5 formas de tornar a sua casa mais prática. 


Integração de espaços, aparadores e nichos são algumas das estratégias para tornar as áreas mais funcionais

1) Toc, toc? Posso entrar?

Como seria chegar em casa e poder guardar a bolsa, o sapato e as chaves em um só instante e se esparramar no sofá sem preocupações? O hall de entrada é o primeiro espaço com o qual temos contato ao entrar no nosso lar, e investir nesse ambiente é a solução para quem procura facilidade para organizar os pertences depois de um dia cansativo e corrido. A ideia principal é ter divisões diversas: a usual cômoda pode não ser suficiente e, por isso, sempre almejamos por algo a mais. A dica é adicionar uma poltrona ou sofá que acompanhe uma gaveta na parte de baixo, sugestão que se encaixa melhor para aqueles que necessitam de maior espaço. 

Mas não para por aí, e essas englobam a todos: usar uma superfície plana a alguns centímetros do chão para colocar os calçados ao invés de engavetá-los, um aparador suspenso para ajudar na organização e em manter uma decoração clean e, sem poder esquecer, que tal um espelho para dar uma última checada no visual ou se receber com um sorriso?


Hall de entrada com aparador, espelho e outros componentes que facilitam o cotidiano

2) Divisórias? Paredes? Pra quê?

Se você quer otimizar espaço, a nossa sugestão é investir em ambientes integrados. As vantagens são extensas e a economia, não somente de alguns metros quadrados, acompanha esse passo. Deixar a criatividade fluir nesse processo pode ser importante, uma vez que existem diversas formas de mesclar diferentes ambientes: o clássico cozinha e sala, a sala de jantar com a sala de estar, a cozinha com a sala de jantar, o hall de entrada e a sala de estar e quantas repetições vierem na cabeça. Vale até investir em três combinações! Além de tudo, essa opção abre oportunidades incríveis para a decoração.


Cozinha e sala de jantar integradas

3) Móveis planejados sempre vão entrar na lista!

Você pode até tentar fugir deles, mas eles irão te encontrar. Não tem outra: praticidade e os queridos móveis planejados andam lado a lado. Decidir entre o modelo ou em quais apostar quando há necessidade de uma decisão pode ser difícil, mas com essa lista que preparamos você sai expert: uma mesa de lado com uma pequena divisão atrás para uma extensão de energia irá te ajudar com os aparelhos eletrônicos de uso frequente, adição de luminárias e a esconder cabos inconvenientes; uma mesa de café com possível erguimento da tábua de cima pode ser a solução para quem gosta de mexer em seu notebook com um drink do lado e a programação na televisão de fundo; geladeiras e fornos embutidos e um gavetão para lixeira no banheiro. Para quem tem um animal de estimação vale até mesmo fazer um cantinho embutido em algum armário – a casa de pet mais moderna de todas. 


Móvel inteligente sendo manuseado em uma cozinha

4) Bagunça? Nananinanão

A dica agora é geral: se você mora sozinho pode ser mais fácil, mas para quem divide o lar com outras pessoas existe uma necessidade de separar um tempo e verificar a rotina dos moradores da casa, assim é possível analisar em quais áreas deverão ser aplicadas essas funcionalidades. Muita gente na cozinha diariamente? Ou na sala de estar? A importância de ter essa informação é para optar por ter móveis inteligentes, divisórias e gaveteiros nos ambientes mais frequentados, contribuindo para a organização. 


Closet com divisórias planejadas para organização

5) Pode apagar as luzes!

Para quem está cansado de andar para um lado e para o outro apagando as luzes e correndo dos fantasmas em cada corredor, nós trouxemos a salvação. Interruptores inteligentes ajudam a monitorar e modernizar o espaço, te poupando de sair andando pela casa em nome de poupar energia. Pode confessar: às vezes dá uma preguicinha, né?


Neste projeto, as arquitetas apostaram em luzes automatizadas

Só não é permitido ter preguiça de compartilhar esse post, comentar com a galera e ficar ligado nas redes sociais do Espaço Traço Arquitetura para mais dicas! 


Vanessa 3

Vanessa Faller

Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Outros posts relacionados com o tema:

Comments


bottom of page