Pó para tudo quanto é lado e barulho que te faz acordar antes da hora. Tem gente que sente pavor só de pensar em começar a reformar a casa. Mas, com doses certas de planejamento, garanto que o processo pode ser bem mais tranquilo do que se pensa. Para garantir ótimos resultados sem enlouquecer, confira as dicas que separei para o post de hoje.
Imagem: Pixabay
1 – Defina o gasto prévio
Reformar sem extrapolar o orçamento é um verdadeiro desafio. Por isso, às vezes é necessário encarar algumas “receitas” para não desembolsar além do planejado: elaborar uma planilha virtual para preencher, por exemplo, te ajuda a acompanhar visualmente todas as despesas da obra. Com os números em vista, você consegue ponderar sobre os valores e compensá-los, gastando mais ou menos em outros itens.
Planejar as etapas também ajuda nas contas finais. Desenhe, apresente ideias aos arquitetos, tenha na mente e no papel tudo o que gostaria de reformar. Dessa forma, você consegue elaborar uma lista dos materiais necessários e pesquisar os melhores preços.
2 – Contrate profissionais
Entre cotações, prazos e outras questões envolvidas numa reforma, chamar pessoas com experiência no ramo certamente é um diferencial. Tenha referências boas dos profissionais e sinta confiança neles. Tem que dar match, afinal, uma escolha errada pode causar muita dor de cabeça!
Faça orçamentos de custo antes de contratar qualquer serviço, mas lembre-se que procurar apenas pelo trabalho mais barato pode ser a maior furada. Leve em conta a qualidade e especialidade do profissional: ela condiz com seus gostos e estilo? Vai satisfazer as suas necessidades?
3 – Confie no serviço
Imagem: Unsplash
Da mesma forma que não vai ao médico para você mesmo fazer o diagnóstico, se você escolheu um profissional de arquitetura, é legal confiar nele – afinal, você contratou alguém que combina com seu estilo (lembra a ideia do match perfeito, né?). Don’t worry, você está em boas mãos!
4 – Imprevistos acontecem
Sem cair em romantismos, é muito provável que alguma coisa saia dos conformes durante a reforma, desde surpresas arquitetônicas na hora do quebra-quebra, a tutoriais de decoração que não funcionam como o prometido. A dica que dou é ficar atento para não se frustrar com imprevistos e, caso eles aconteçam, levar tudo no melhor bom humor possível. Com calma, fica bem mais fácil de ajeitar as coisas. 😉
5 – Prepare o ambiente
Forre o chão para evitar que a tinta da pintura manche o piso ou assoalho
Antes de pintar, quebrar ou levantar paredes, lembre-se de tirar todos os itens de valor financeiro e sentimental do ambiente. Móveis e objetos também devem ser cobertos para não danificarem em contato com a sujeira. De preferência, não resida no mesmo espaço onde a reforma está rolando: algumas obras, além de barulhentas, produzem muita poeira, causando estresse e prejudicando quem sofre de problemas respiratórios.
Agora que você sabe o que fazer antes de reformar, veja 5 passos para escolher um arquiteto para sua obra.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Por que escolher o Espaço do Traço na hora de construir sua casa? Quanto tempo demora pra construir uma casa? Referências arquitetônicas que influenciam a concepção de casas feitas pelo Espaço do Traço
#arquiteturacontemporânea #Construção #EspaçodoTraçoArquitetura #EspaçodoTraçoArquiteto #Reformaresidencial #ReformaComercial #ArquiteturaFloripa #Projetoarquitetônico #arquiteturaFlorianópolis #ArquiteturaRiodoSulSC #ArquiteturaResidencial #EspaçodoTraço #projetodeinteriores #Reformadecasa #Escritóriodearquitetura #reforma #ArquiteturaRiodoSul #ArquiteturaComercial
Comments