Que as pessoas estão passando mais tempo em casa, você já sabe. A pandemia e o isolamento social privaram muita gente de sair ao ar livre e pegar um solzinho. Mas até mesmo em locais internos, é possível aproveitar a luz natural da melhor forma.
Não acredita? Continue lendo esse post e saiba mais sobre o uso da iluminação natural em ambientes internos!
Foto: Lio Simas
Os espaços que são construídos estrategicamente para explorar a iluminação natural proporcionam maior sensação de bem-estar e qualidade vida. Isso acontece porque a luz é responsável pela ativação de partes do cérebro que aceleram o desempenho dos órgãos vitais. Outro benefício é a economia de energia elétrica: quanto mais se utiliza a luz do sol, menos se precisa de eletricidade!
Na arquitetura, a iluminação desempenha papéis importantes, realçando os ambientes, proporcionando a sensação de amplitude e os deixando esteticamente convidativos. Para prever formas de captação de luz e evitar desconfortos térmicos, é importante analisar os ambientes previamente, sempre levando em consideração aspectos como o clima, a incidência solar, e a quantidade de horas que a residência recebe luz, por exemplo.
A entrada da luz solar nos cômodos pode ser feita por meio de grandes aberturas de vidros, através de portas e janelas, que trazem maior claridade e estão relacionadas ao controle da ventilação.
Outra grande sacada são as clarabóias e pergolados, opções sofisticadas que trazem uma maior eficiência luminosa nos ambientes internos.
Uma solução arquitetônica eficiente, a claraboia funciona como um canal que facilita a entrada da luz solar no ambiente.
Neste projeto, a varanda gourmet foi planejada para fortalecer o contato dos moradores com a natureza.
O pergolado de concreto toma destaque nesse projeto. Em conjunto com a madeira, ele adiciona um ar contemporâneo aos ambientes.
Está esperando o quê para deixar entrar mais luz natural na sua casa? Aproveita para checar algumas dicas que já demos aqui sobre como deixar os ambientes bem iluminados!
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments