Fotos: Lio Simas
Um espaço que instiga a reflexão e a meditação. Esta foi a proposta das arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller, do Espaço do Traço Arquitetura, para o Lavabo Funcional da Área Gourmet que está em exposição na CASACOR SC 2017. O quadro com a célebre frase “To be or not to be, that is the question”, do livro Hamlet de Shakespeare, representa bem o clima pensativo do ambiente.
A iluminação indireta com fitas de LED transforma o lavabo em um espaço intimista, que favorece à reflexão. Também cria a ilusão de que o forro ripado de madeira está solto das paredes.
A cuba da Deca transmite o mesmo efeito: parece flutuar sem a presença de uma bancada. “Rompemos com os padrões tradicionais de um lavabo, que geralmente possui a cuba e a bancada bem demarcadas”, explica Maíra.
A mistura de materiais frios — como o metal — com outros mais acolhedores — como a madeira — traz harmonia e sofisticação para o lavabo. O piso, as paredes e o nicho foram revestidos com o porcelanato Le Blanc 84cm x 84 cm da Elizabeth remetendo ao mármore. Já os painéis e o teto ripado foram feitos com MDF Alabama da Guararapes, que traz o padrão de madeira para o ambiente.
Como o ambiente é o menor da mostra, algumas medidas foram tomadas para otimizar o espaço. A parte superior do painel é um armário e possui uma papeleira embutida. Já na área inferior, está embutida a lixeira. “Esses elementos fazem com que o lavabo seja funcional, sem comprometer a estética do projeto”, conta Vanessa.
As arquitetas do Espaço do Traço transformaram porta-toalhas e saboneteiras em prateleiras para acomodar revistas e objetos de decoração. “Conseguimos dar um novo uso para as peças e também trazer um aspecto lúdico ao ambiente”, afirma Maíra.
Um pórtico de madeira deixa a entrada do ambiente mais aconchegante e ressalta o espelho com perfil metálico, um dos grandes destaques do ambiente. Logo na chegada, uma iluminação focal chama a atenção para o quadro inédito Trajetória 55 da artista Flávia Tronca. “Não é comum usar obras de arte no lavabo, mas nosso projeto tem a intenção de fugir do tradicional”, diz Vanessa.
A parede divisória com porta pivotante separa a área privada. Lá, o destaque é o porta papel higiênico que “é uma mostra da irreverência que sempre trazemos para nossos projetos”, conta Maíra. Feito com metalon — o mesmo material que adorna o espelho —, ele é um nicho funcional e também decorativo.
Fornecedores:
Deca — Louças e metais
Elizabeth Cerâmica — Revestimentos cerâmicos
Esquadrimar Serralheira e Automação — Estruturas metálicas
Flávia Tronca — Quadro Trajetória 55
Kiareza Iluminação — Iluminação
Marche Objetos — Decoração
MV Móveis — Marcenaria e MDF
Vidraçaria Schutz — Vidros
Leia também:
Comments