top of page
site3324

Loft do Futuro: inovação e sustentabilidade na CASACOR

“O futuro é uma página em branco onde escreveremos a nossa história”, diz o texto na parede de entrada do ambiente. A inspiração veio de vídeos e filmes sobre protótipos de produtos e moradias futurísticas.


Fotos: Rô Reitz

Novos produtos, equipamentos e materiais não param de surgir. Por isso, seria pretensão tentar descobrir o estilo, as cores e os materiais que estarão em alta daqui a 30 anos, mas não acreditamos que a “estética de nave espacial” dominará os lares futuramente.

Infelizmente, uma das poucas certezas em relação ao futuro é a escassez de recursos naturais, que estão sendo esgotados em uma taxa alarmante. Assim, para diminuir nosso impacto sobre o planeta, entendemos que a casa do futuro focará em eficiência energética, sustentabilidade e responsabilidade social.

Além disso, percebemos alguns elementos que irão fazer parte da decoração do futuro, como a necessidade de buscar o contato com suas raízes, a reinvenção de estilos passados, as peças de design consagrado e os equipamentos – cada vez mais inteligentes – que terão o papel de proporcionar conforto, lazer e bem-estar.

A ideia central do projeto foi fazer um ambiente com todas as peças em branco, exceto os elementos naturais e as peças de família. O espaço foi planejado para ser multifuncional e unissex, capaz de abrigar solteiros ou casais. A planta retangular com uma das paredes arredondadas e o fluxo da visitação sugeriram a disposição do layout. O visitante entra pela área social, onde sala de estar, jantar, cozinha e serviço dividem um espaço único. As únicas divisórias do ambiente são paredes inclinadas que demarcam a área íntima composta por quarto e banheiro.

A proposta consiste em tornar os espaços e móveis multifuncionais: o sofá da Studio Ambiente faz vezes de chaise na sala de estar e de assento para a mesa de refeições da WR design; o tampo de correr da bancada da cozinha serve tanto de apoio para preparo de refeições como para camuflar pia e fogão e se tornar um aparador para a sala; a mesinha de apoio do sofá é um assento para a cabeceira da mesa; o armário com porta de correr embute o refrigerador; e a pia do banheiro também é um tanque de lavar roupas.

Como é difícil o acesso aos equipamentos mais modernos que existem hoje, a solução foi simular situações ainda em protótipo de alguns importantes fabricantes. Uma demonstração audiovisual, produzida pela Zig Filmes e pela Onda Sonora, demonstra como, no futuro, a automação irá facilitar muito nossas vidas. É o caso, por exemplo, da cozinha inteligente que avisa quando falta algo na geladeira e já se conecta com o site de compras. Para isso, solicita apenas a digital do comprador. Já o closet sugere a combinação de roupas, adequando-as aos compromissos do dia e à previsão do tempo.

Na sala, os porta-retratos digitais dispostos em molduras, da moldura minuto,  dão um toque de humor e trazem versatilidade à decoração, que pode mudar de acordo com as imagens adquiridas na última viagem ou combinar com a atmosfera do jantar temático do dia. O papel de parede listrado da Casa a Caso, aplicado na parede atrás do sofá dá um toque de elegância ao ambiente.

No lado oposto, emoldurando a televisão está um painel verde projetado e montado pelo escritório de paisagismo Harmonia Verde.

O tecido na cabeceira da cama, da Casa a Caso, simula um tradicional dossel, confeccionado pela sofistique, dando uma releitura contemporânea para um item clássico. Os vidros espelhados dividem o banheiro do quarto, configurando uma barreira física, mas não visual entre os espaços.

Já a cama motorizada, último lançamento da Pilate e fornecida pela Cama Pimenta, com regulagens de encosto e massageador, é um mimo que acreditamos ser mais acessível no futuro.

Como representantes do design consagrado, a cadeira Bubble, na versão suspensa, de Eero Aarnio, faz a transição entre o espaço social da sala e o íntimo do quarto, enquanto as cadeiras Panton complementam o design arrojado da mesa.

No banheiro, as paredes foram revestidas com textura marmorato da Suvinil, espelhos e um mosaico feito exclusivamente para a mostra pela Vidro Real, mesclando os produtos da linha Cristale nas cores Mate Branco e Incolor. Vasos suspensos de ponta cabeça da Boskke Brasil com orquídeas dão um toque espirituoso ao sóbrio banheiro. A bancada do banheiro é feito com peças de resina translúcida iluminadas por dentro, produzidas pela empresa local Usare.

Descarga, torneira, chuveiro e outros itens do banheiro da casa do futuro serão integralmente controlados por computador. Nós lançamos mão de peças que minimizam o gasto de água, como a Hidra Duo, da Deca, que possui fluxos diferenciados de descarga, conforme a necessidade.

Seguindo a crença da célebre frase do arquiteto Mies Van der Rohe, “menos é mais”, as marcenarias ficam menos rebuscadas, usam pouca madeira e priorizam traços simples, com cortes mais ortogonais. Já a bancada da cozinha é de Corian, fornecida pela Brascor.

O sistema de iluminação, fornecido pela Santa Rita, tem como proposta mesclar a iluminação convencional com a economia da iluminação em LED. As lâmpadas de LED que iluminam a casa no dia a dia podem ser combinadas, por meio de  automação, com lâmpadas decorativas, conforme o clima que o morador deseja no momento.

Para reduzir os gastos com transporte, procuramos usar o piso de porcelanato de uma empresa local, a Portobello. As peças de 90×90 do porcelanato Carrara Bianco Anticato, que remete ao mármore natural, imprimem sofisticação ao ambiente.

Fornecedores:

Dellanno: planejados – (48) 3206-9040; Casa a Caso: tapetes e tecidos – (48) 3028-5562/3028-1662; Cama Pimenta: cama – (48) 3234-6020/3238-2008; Boskke Brasil: vasos – brasil@boskke.com; Moldura Minuto: molduras – (48) 3364-5633; Harmonia Verde: parede verde – (48) 9918-0768/9618-3815; Tecsul: automação e sonorização – (48) 3222-9898; WR Design: móveis e objetos – (48) 3025-2509; Studio Ambiente: estofados – (48) 3238-2401; Residual Móveis: mesa tronco – (47) 3349-7000; Brascor: corian – (48) 9909-8894; MMartan Iguatemi: roupas de cama e toalhas – (48) 3226-0009; Santa Rita: iluminação – (48) 3271-5000; Eterna: plantas permanentes – (48) 3224-3748; Usare: luminárias em resina – (48) 3258-3629; Portobello: porcelanato – (48) 2108-2300; Vidro Real: pastilhas – (41) 8408-8199; Sofistique: cortina – (48) 8427-6686; Brastemp: lavadoras; Smeg: eletrodomésticos; Santa Luzia:  rodapés – (48) 9922-8698; Ultrapiso: instalação – (48) 3334-0718; Couro e Arte: tapete de couro – (51) 3552-1065; Amboise: almofadas personalizadas; Indulto Jeans: montagem jeans para Bubble Chair; Onda Sonora: trilha sonora; Zig Filmes: mídia e imagens; Suvinil: tintas; Deca: louças e metais; Unilux: persianas; Midea: ar condicionado; Cassol: materiais de construção.

Colaboradores:

José Antônio Schmitt: instalações elétricas; Leo Augusto Backes: instalações elétricas; Marcos Roberto Schutz: fornecedor de vidros; Marcos Aurélio Lemos: serralheiro; José Ronivaldo Meira da Silva: colocador de piso; Jeferson Rodrigues da Silva: gesseiro; Rudnei Moreira Vieira: contatos; Kadryze Bins De Marco: contatos; Robson Hoffmann da Silva: engenheiro do projeto elétrico; Adriana Bessa dos Santos Melo: almofadas – Amboise; Bárbara Bianchini Vali: almofadas – Amboise; Karina Homem Amorim: almofadas – Amboise; Greicy Locatelli Bergozza: estilista – Montagem Jeans; Douglas Narcizo: trilha sonora; Fernando Klepzig: mídia; Maria Helena Giacomazzi: engenheira – mão de obra; Anírio Voltolini: mão de obra; Fabrício Salume Mendonça: fotógrafo; Dejair Duzzioni: pintor; Márcio Luiz Back: fornecedor de madeiras.

Equipe:

Izabela Zanluca: arquiteta; Janice Andréia Kunzler: estagiária; Maíra Queiroz: arquiteta; Vanessa Faller: arquiteta.

Agradecemos a todos os fornecedores e colaboradores por acreditarem em nosso trabalho! Sucesso a todos!


    Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Leia também:

Comments


bottom of page