Poucos elementos no décor são tão democráticos como os nichos: eles funcionam bem para os mais diversos tipos de projetos, podendo aparecer em diferentes formatos e modelos, com marcenarias ousadas e iluminações sofisticadas. Além do mais, com as prateleiras perdendo espaço no décor, eles surgem como boas apostas para organizar a valorizar a composição – mantendo, claro, o ambiente sempre arrumado.
Com tantas opções, uma coisa é certa: os nichos agregam na estética e funcionalidade sempre que aparecem nos espaços. Conheça seu estilo e, com nossa ajudinha, descubra como utilizá-los da melhor forma! 😉
1- Em quarto infantil
Quando o assunto é ambiente infantil, os nichos costumam ser um dos pedidos recorrentes dos nossos clientes. Tudo isso porque, com tantos brinquedos e objetos para guardar, são extremamente funcionais e aliados de peso em composições lúdicas e cheias de vida, apresentando um leque variadíssimo de possibilidades de cores e formatos. Neste quartinho de menino, por exemplo, os nichos coloridos dão ainda mais ênfase aos tons vibrantes já presentes no ambiente:
Fotos: Lio Simas
2- Composição diferenciada
Peças quase coringa, é muito fácil brincar com o arranjo dos nichos: eles podem aparecer alinhados, em simetria, na diagonal, em mosaicos. O quartinho deste apê em Floripa é um bom exemplo de disposição ousada – totalmente a cara da pré-adolescente descolada:
Nesta brinquedoteca, os nichos também aparecem numa disposição descontraída, com cores vibrantes predominando. Tudo para colocar a criançada na melhor vibe de diversão:
3- Mais funcional, impossível
Seja de madeira, MDF, vidro ou metal, a estética sofisticada está quase sempre presente nos nichos. Não dá para negar, porém, que alguns ambientes pedem suportes com caráter predominantemente funcional – seja por serem pequenos (os nichos liberam espaço no chão) ou por estarem em áreas mais utilitárias. Dentro do box deste banheiro, por exemplo, o nicho de porcelanato foi uma alternativa bacana para armazenar itens de higiene sem ocupar espaço no ambiente:
Onde tem lareira, normalmente há madeira também. Neste living de vibe serrana, os nichos foram uma escolha pra lá de acertada para armazená-la com sofisticação: além de super funcionais, eles agregam na estética da sala, compondo bem com todo o resto da decoração:
Versáteis ao extremo, os nichos têm mil e uma utilidades. No projeto desta área de serviço, por exemplo, servem para guardar ferro de passar e roupas.
4- Esteticamente perfeito
Embora os moradores e visitantes possam apoiar bolsas e sapatos nos nichos do hall de entrada, é a estética marcante dos móveis que chamam a atenção, transportando o décor do apartamento de Balneário Camboriú (SC) a outro nível: luzes, MDF e elementos decorativos bem dispostos garantem sensação de aconchego e elegância ímpares:
Um nicho com elementos diferenciados sai do óbvio e, quando bem pensados, dá outra cara ao ambiente. Neste apartamento em Florianópolis (SC), os nichos de MDF trabalham em parceria com o painel ripado, garantindo um décor elegante e acolhedor, ao mesmo tempo em que surpreendem pela composição com estruturas metálicas:
Os nichos na decoração te convenceram? Então você vai gostar de aderir a estes móveis multifuncionais também.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments