top of page
site3324

Opções de papel de parede para renovar seu décor

O papel de parede é uma maneira prática e bela de decorar sua casa. Ele pode trazer sofisticação e dar personalidade ao ambiente. Você encontra diversos tipos no mercado: com texturas diferenciadas, listras ou efeitos tridimensionais.


Fotos: Lio Simas

Existem papéis de parede que imitam materiais como madeira, tijolos ou pedras. Eles conferem um ar rústico ao ambiente e são uma opção mais prática e fácil de manter do que o próprio material.

Os papéis de parede com listras verticais passam a sensação de que o pé-direito é maior, ou seja, de que o ambiente é mais alto. Por isso, são indicados para espaços compactos.

Alguns papéis de parede usam ilusão de óptica para parecerem tridimensionais. Eles criam um efeito interessante no décor, mas devem ser usados somente em uma parede do cômodo. Assim, não sobrecarregam o ambiente e valorizam elementos que merecem destaque.

Os tipos de papel de parede mais usados são os vinílicos e os vinilizados. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um:

Vinílico

É bom para ambientes maiores ou de grande circulação porque é mais resistente do que o papel de parede vinilizado. Possui uma proteção de PVC e, por isso, é lavável e impermeável. Assim, pode ser usado em locais úmidos como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. O ideal é que você limpe com um pano úmido, mas não esfregue. A principal desvantagem do vinílico é que ele tem uma aparência mais artificial do que o vinilizado.

Vinilizado

Não pode ser lavado, apenas limpo com pano — desde que não seja úmido — ou aspirador de pó. Tem uma aparência mais realista, além de ser mais barato do que o vinílico.

Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Leia também:

Comentários


bottom of page