Um apartamento antigo de 166m2 com um pequeno desafio para nossas arquitetas: a necessidade de uma grande reformulação em toda sua estrutura, com revestimentos detonados, espaços sem personalidade e nichos em locais inusitados. Localizado no bairro Agronômica, em Florianópolis, esse projeto é uma cobertura em um prédio antigo. A ideia do casal foi projetar um ambiente para o filho mais velho morar, ao mesmo tempo em que solicitaram um ambiente que, a longo prazo, pudesse acomodar toda a família.
A sala teve uma mudança extrema: o lugar onde ocupava uma varanda foi fechado com a criação de uma cobertura de vidro, deixando o local mais amplo. Nossos clientes solicitaram a mudança do guarda-corpo — com a necessidade de aumentar o espaço de passagem — onde foi lançado o partido para a criação do painel da TV em vidro preto que “camufla”, utilizando também o nicho da escada para guardar os demais equipamentos.
O mobiliário foi pensado para uma linguagem contemporânea confortável com madeira, tecido e linha.
Todo o piso inferior foi revestido com piso vinílico, exceto os banheiros. Foi aplicado gesso, para trabalhar bem o projeto luminotécnico, assim como algumas sancas que proveram uma iluminação indireta — voltada para as paredes, para a sala de jantar e para a escada.
Foi quebrada a parede que dividia a sala e a cozinha: apesar dos ambientes já possuírem certa integração, a demanda era de mais. O espaço liberado foi ocupado com vários armários, melhorando o espaço interno da cozinha — trabalhando com um painel ripado, nossas arquitetas conseguiram camuflar esse armário e ampliar a sala.
Os tons intimistas distribuídos na cozinha despertam um charme.
A esquadria que fazia a divisão entre a cozinha e a área de serviço foi substituída por uma nova, feita com vidro aramado — a iluminação flui sem problemas, enquanto a privacidade é mantido entre os espaços.
De desafio para um dos principais diferenciais: a escada possuí um guarda-corpo em MDF com iluminação embutida. Todo o piso foi trocado por porcelanato, a adição de uma arandela acentuou o charme, bem como a integração com o móvel da TV.
O desafio em questão foi sua dimensão: era uma escada muito estreita.
O lavabo conta com uma pegada despojada: o papel de parede de folhagem criou ênfase ao estilo descontraído solicitado, enquanto a bancada, esculpida do mesmo porcelanato do piso, traz uma definição mais sofisticada — junto a um conceito de monobloco e textura única.
A cor da parede foi escolhida para se misturar em uma combinação ao papel de parede e a iluminação direta do espaço.
O pé direito dessa segunda sala era muito baixo, impossibilitando o uso de gesso. Visto isso, nossas arquitetas investiram em uma iluminação diferente: perfis de sobrepor onde a chegada da alimentação de energia é provida na parede. A ideia para esse ambiente foi ter um home teather à parte, podendo reunir toda a família ou diversificar o uso. Assim, uma parede de elemento vazado para servir de fundo foi criada — um cobogó de concreto que também serviu de guarda-corpo para a escada.
Como a planta original contava com um vão embaixo da janela, houve a aplicação de uma marcenaria integrada do móvel da TV, que faz uma curva para se embutir na parede debaixo desse “buraco”.
As paredes e portas foram pintadas em azul para garantir um estilo ousado, combinando com o painel escuro e demais elementos.
A suíte master partiu da ideia de ter um quarto mais ousado. Foi aplicado um papel de parede com tons neutros seguidos de um padrão de folhas. Elementos pelo espaço foram pintados de preto para uma mesclagem mais clean: esquadrias, rodapés. A iluminação é toda indireta — feita por calhas de perfil de led voltada para o teto, criando uma difusão que garante o conforto ocular de quem se deita, por não ofuscar a visão.
O ambiente conta com um armário de MDF que remete a tecido com uma laca metalizada, criando um movimento interessante nas portas. A parte do espelho contou com uma iluminação mais funcional e forte — com um pendente compondo com uma arandela ao lado, esse espaço traz uma simetria de mesma linguagem.
As prateleiras de cima também são metalizadas, sendo um diferencial delicado.
Nossos clientes solicitaram uma penteadeira no banheiro da suíte master — uma parte bem estreita. A solução foi adicionar um nicho para embutir o toalheiro e não atrapalhar na passagem, além da bancada projetada para integrar parte da pia com a penteadeira.
Nesse banheiro, todos os revestimentos foram trocados, assim como louças e metais, sendo usados os mesmos materiais da suíte a fim de conseguir uma integração estética entre os ambientes.
Elegante, sofisticado e intimista.
Esse quarto foi um desafio na questão de espaço: a solicitação foi de duas camas para os filhos mais novos do casal. Uma das partes ficava debaixo da escada, o que inspirou nossas arquitetas a aproveitar esse volume triangular na paginação da pintura, integrando, junto, uma prateleira. Uma das camas foi feita sob medida para caber no espaço da escada, ao longo em que armários e espelhos foram utilizados para dar uma sensação de amplitude.
O banheiro social foi pensado para o uso dos dois filhos. Tons de azul dominam o espaço, ao passo em que a marcenaria cria um estilo singular com puxadores em cobre. Na paginação, seguiu-se o pedido do morador mais novo: trazer algo diferente, continuando com o modelo do quarto, a escolha foi por triângulos em diferentes direções.
Nesse banheiro também houve a troca de todos os revestimentos, louças e metais.
A suíte do térreo foi planejada para o filho mais velho, atual morador da residência. O quarto conta com uma mesa para os estudos, que, em sua lateral, contém um elemento diferencial: telas metálicas. Essas telas se repetem nas prateleiras e nos criados mudos. A linguagem principal foi contemporânea, mesclando tons mais escuros para predominar um estilo masculino.
Na bancada, há um efeito de continuidade.
O banheiro dessa suíte segue o mesmo padrão: foi trocado todos os revestimentos, louças, metais. Em um estilo contemporâneo, contam com um espaço maior para armazenagem.
E aí, o que achou? Nos acompanhe nas redes sociais para mais conteúdos e projetos incríveis!
Vanessa Faller
Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Outros posts relacionados: Luz à sofisticação: um projeto apaixonante #projetosdesucesso: Residência integrada com estética serrana #projetosdesucesso: residência une estética contemporânea à rústica
#Espaçosintegrados #ProjetosArquitetônicos #EspaçodoTraçoArquitetura #EspaçodoTraçoArquiteto #projetosdeluxo #arquitetasriodosul #EspaçoGourmet #Projetoarquitetônico #arquiteturaFlorianópolis #Florianópolis #Iluminação #Áreasocial #projetosdeinteriores #Quarto #EspaçodoTraço #projetodeinteriores #espacodotraco #Decoração #reforma #VARANDA #living
コメント