top of page
Foto do escritorEspaço do Traço Arquitetura

Papel de parede e revestimentos monolíticos: praticidade, sofisticação e durabilidade ao seu projeto

Já comumente usados em mercados como o europeu e norte-americano, os revestimentos monolíticos vem ganhando também cada vez mais destaque no Brasil.

Esse tipo de revestimento ganha destaque não só por seu toque de sofisticação, mas também por características ligadas à resistência e facilidade de aplicação, pouco tempo de cura e muito mais.

No blog de hoje, saiba mais sobre esse tipo de revestimento e como aplicá-lo em seu projeto. Confira.

O que são revestimentos monolíticos?

A palavra monolítico significa, em sua essência, pedra de grandes proporções ou ainda obra construída sob uma única pedra. Mais especificamente, a origem da nomenclatura vem de monólito, obra ou objeto construído a partir de uma só pedra.

Por possuírem ótima resistência, alto desempenho e propriedades antiderrapantes, alguns tipos são frequentemente utilizados em locais que precisam de equipamentos pesados e/ou sensíveis ou ainda necessitam de uma assepsia acessível e facilitada, como hospitais. Porém, este tipo de revestimento vem ganhando também cada vez mais espaço em obras residenciais.

Revestimentos monolíticos de alto desempenho:

Como não possuem emendas, os revestimentos monolíticos são uma excelente escolha para locais que necessitam de um elevado nível de higiene, como hospitais e empresas alimentícias. A resistência ao tráfego, abrasão e choques também os tornam ideais para esse público, além de não necessitar de manutenção constante, evitando custos extras, e ser impermeabilizante.

Neste caso, os revestimentos são aplicados através de resinas em estado líquido e moldados no próprio local. Assim, após o seu período de secagem, ganham seu estado sólido formando uma camada altamente resistente a impactos. Destacam-se as resinas de epóxi, poliuretano (PU), microcimento, e a MMA (a base de metilmetacrilato).

Características que se destacam:

  1. Resistência e durabilidade: Por serem produzidos com materiais excepcionais, os revestimentos possuem resistência à desgaste natural, intempéries e ação de agentes corrosivos como produtos de limpeza e desinfecção.

  2. Execução e secagem: possuem liberação de uso a partir de 2 horas após a adição, agilizando assim o processo de execução do projeto.

  3. Facilita a higienização: por serem peças de grande abrangência na obra e dispensarem o uso de juntas, a higienização deste tipo de revestimento é bem mais fácil se comparada a outros materiais.

  4. Espessura e peso: os revestimentos monolíticos, apesar de altamente resistentes, possuem baixa espessura e peso, facilitando o transporte e aplicação na sua obra. Além disso, não interferem na composição estrutural do seu projeto.

Revestimentos monolíticos para residências:

Apesar de serem mais populares nas indústrias e hospitais, os revestimentos monolíticos estão ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura. A unidade estética, facilidade de limpeza e amplitude que geram nos ambientes estão tornando-os grandes protagonistas em propostas que prezam pela funcionalidade, sem abrir mão da estética. 

Alguns exemplos de revestimentos monolíticos são o cimento queimado (produzido com argamassa, cimento e água) e granilite (cimento, água, areia e fragmentos de pedras naturais). Enquanto o primeiro adiciona uma atmosfera mais industrial nos projetos de interiores, o segundo tem um apelo mais afetivo e personalizado.

Foto: Mr. Lime Beton


Características que se destacam:

  1. Unidade visual: como as peças não possuem falhas ou emendas, constroem um diálogo único entre os ambientes do projeto, tornando os ambientes visualmente conectados e equilibrados esteticamente.

  2. Espessura e peso: os revestimentos monolíticos, apesar de altamente resistentes, possuem baixa espessura e peso, facilitando o transporte e aplicação na sua obra. Além disso, não interferem na composição estrutural do seu projeto.

  3. Texturização e personalização: por possuírem acabamento e textura únicos, os revestimentos monolíticos agregam também sofisticação ao ambiente. Também possuem bom desempenho e maleabilidade.

Outras formas de utilização:

Não é apenas em pisos que os revestimentos monolíticos são aplicados. Principalmente nos projetos de interiores, os elementos são utilizados na marcenaria e nas paredes. O Mr. Lime Beton, por exemplo, é à base de limestone com nuances de pedras, oferecendo uma grande resistência e evitando o aparecimento de bolhas e descascamento. Ele também garante conforto térmico e não exala odores.

Foto: Diore Revestimentos


Foto: Diore Revestimentos


Papel de parede monolítico líquido:

Por possuir uma ótima aplicabilidade e durabilidade, o papel de parede líquido é indicado principalmente para áreas internas como quartos e salas de estar. Composto de materiais orgânicos como seda e fibras de celulose, esse tipo de revestimento monolítico é ecológico, anti mofo, além de ter características de isolamento acústico.

Foto: Morada Eco


Como incorporar os revestimentos monolíticos em meu projeto?

Os revestimentos monolíticos podem ser aplicados nos mais diversos ambientes, pois agregam não somente personalidade mas também usabilidade ao projeto. Confira alguns ambientes ideais para uso deste tipo de revestimento em projetos residenciais.

  1. Piscinas e áreas externas: os revestimentos monolíticos de alto desempenho são resistentes à ação do tempo, umidade e manchas de óleo, sendo ideias para áreas externas ou de alta exposição a agentes potencialmente prejudiciais como garagens, fachadas e piscinas.

  2. Áreas gourmet: as áreas gourmet também estão sujeitas a intempéries, principalmente relacionadas à ação de agentes como gordura. Por serem de fácil higienização, os revestimentos monolíticos também são indicados para esses ambientes.

  3. Cozinha: outra característica marcante dos revestimentos monolíticos é a resistência a altas temperaturas e facilidade de higienização, sendo indicados para cozinhas e demais áreas expostas a esse tipo de ação.

  4. Quartos e banheiros: além de resistência e durabilidade, os revestimentos monolíticos também agregam personalidade ao ambiente, sendo indicados para quem quer adicionar um toque de rusticidade ao projeto, sendo indicado, neste caso, para aplicação em quartos e banheiros.

Conclusão:

Os revestimentos monolíticos vem galgando seu espaço no cenário arquitetônico nacional por sua versatilidade, sofisticação e fácil aplicação. São indicados para os mais diversos tipos de ambientes, se adequando às necessidades e especificações de cada projeto. O Espaço do Traço, escritório de arquitetura com mais de duas décadas de atuação, possui um amplo portfólio de fornecedores e vasta experiência em projetos que utilizam esse tipo de material. Converse com um de nossos consultores e tire suas dúvidas.

Leia também:

Comments


bottom of page