Na hora de escolher o revestimento para o piso de sua casa, além da estética, você deve levar em conta a praticidade. A sujeira geralmente fica mais acumulada nos rejuntes do revestimento. Por isso, prefira peças maiores, que tem um rejunte menor. Veja os tipos ideais para cada área da casa:
Áreas sociais, cozinha e banheiro
O porcelanato é uma boa opção para esses cômodos porque não fica danificado com a umidade nem com produtos de limpeza. Também é prático: basta passar um pano úmido que a sujeira vai embora. Se você quiser usar peças claras, opte por aquelas que tenham padrões de outras cores (como a da foto), já que nas lisas a sujeira é mais aparente. Prefira os modelos retificados, que possuem acabamento reto e preciso e, por isso, usam menos rejunte entre as peças, o que dá a impressão de limpeza. Enquanto o piso retificado tem em média 1,5 mm de largura de rejunte, o porcelanato tradicional, conhecido por bold, tem entre 3 mm e 5 mm.
Fotos: Lio Simas
Quartos e salas
O piso vinílico é perfeito para salas e quartos porque é um revestimento antialérgico, que não retém poeira e não mancha com produtos químicos. Além disso, também é resistente à água e é confortável ao toque porque transmite mais calor que revestimentos como o porcelanato.
Bancada da cozinha
A sugestão para bancada da cozinha é utilizar o Corian. Ele não possui emendas e tem bordas arredondadas, evitando o acúmulo de sujeira. Também é antibacteriano e prático para limpar. É só usar água morna, sabão e produtos a base de amônia. Saponáceo pode ser utilizado em caso de sujeiras mais resistentes.
Áreas externas
Por questão de segurança, todas as áreas externas da casa precisam ter um revestimento antiderrapante. Uma das indicações é utilizar pedras como Miracema e Ardósia. Outra opção é o porcelanato com padrão amadeirado.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments