Um casal, três filhos adolescentes e uma casa para construir num terreno de 1.167m² próximo a uma das mais belas praias de Florianópolis. Como conciliar diferentes gostos, estilos, além da necessidade de espaços pensados para as visitas que certamente chegarão no verão? A solução encontrada pelas arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller, do Espaço do Traço Arquitetura, de Florianópolis, foi a criação de espaços amplos e funcionais, com a interação de ambiente externo e interno por toda a casa. O projeto final resultou numa casa de férias para ser curtida o ano inteiro.
Fotos: Lio Simas
Para o projeto que começou do zero, a família pensou numa solução inventiva para escolher a disposição de alguns espaços do local: acampar no terreno. Com o cair e nascer do sol, puderam definir a posição ideal da piscina e da sala de estar, buscando a melhor vista. Como adoram viagens e praticar esportes, as arquitetas deixaram espaço suficiente para as lembrancinhas e equipamentos esportivos do grupo. “Na estante do home theater foram deixados nichos com as medidas específicas para abrigar objetos trazidos de viagens”, conta Vanessa.
Para aproveitar o declive do terreno e reduzir a altura do muro dos fundos, a casa possui sala de música e garagem no subsolo. Além do estúdio, outros espaços coletivos foram pensados para essa família que adora estar junta e
receber visitas. No térreo estão localizadas as salas de estar e jantar, cozinha gourmet, sala de jogos, além de sala fitness, piscina coberta e descoberta e home theater. No andar superior ficam as seis suítes e a sala íntima. Com o desejo de poder receber de maneira confortável amigos e parentes, foi solicitado um “quarto da galera”, com espaço para seis camas.
A piscina externa é um dos pontos fortes da casa: construída em uma ponta inclinada do terreno, as arquitetas optaram por uma borda infinita. “A tonalidade do revestimento Portobello Colors Cancun foi pensada para se fundir com as cores do mar que se vê a partir da varanda”, avalia a arquiteta Vanessa. A raia interna foi pensada para os moradores que adoram praticar o nado em qualquer estação. A cobertura de vidro em estrutura irregular de madeira destaca as formas ortogonais e possibilita a entrada de sol no ambiente. Para evitar a condensação do forro, a cobertura é retrátil.
O estilo da casa foi determinado pela mistura de gostos do casal, sendo “ele mais contemporâneo e funcional, e ela com maior apreço por materiais naturais, mas muito preocupada com a facilidade”, afirma Maíra. “Como referência utilizamos os arquitetos Bernardes Jacobsen e Andres Galvez, pela maestria na mistura de materiais e criação de volumes limpos e expressivos”, completa. O resultado foi uma casa que mescla linhas retas e materiais acolhedores, como a madeira dos brises e pergolados, pedra e telha cerâmica. Na fachada, o revestimento é de um porcelanato que imita madeira, facilitando a manutenção.
O estilo dos donos está em vários cantos da casa. “Influenciada pela cultura oriental de sua família, a moradora solicitou um lago de carpas e um espaço de meditação”, revela Vanessa. O coração da casa é a sala de estar e jantar, com acesso à varanda frontal e ao jardim dos fundos. A mistura de elementos, como pedra, papel de parede remetendo à seda, tecidos, madeira natural e quadros coloridos tornam o ambiente alegre e convidativo para momentos juntos. A cor azul que quebra o tom neutro predominante no espaço foi escolhida para trazer as cores da piscina para dentro da casa.
Leia também:
Comments