Nossa reforma transformou a antiga casa de praia em Florianópolis num refúgio para um casal com dois filhos. Os clientes de São Paulo queriam que a casa não lembrasse em nada a arquitetura fria e cinzenta da metrópole. Queriam um espaço descontraído e bem-humorado onde pudessem passar férias e descansar com a família.
Antes da reforma, a casa era mal iluminada. Por isso, projetamos amplas janelas e portas para proporcionar mais luminosidade e também promover o contato com o jardim.
A área social da residência costumava ser separada. Unimos o living, a sala de jantar e a cozinha, criando um grande ambiente integrado e possibilitando que a família passasse mais tempo reunida durante as férias.
A bancada da cozinha é o elemento central do projeto. Foi o primeiro objeto em que pensamos e, a partir dele, criamos o design de interiores do restante da residência. A peça é de um artesão mineiro que constrói objetos diferenciados a partir de pedaços de madeira de demolição. O mesmo revestimento colorido da bancada foi utilizado na frente de gavetas do grande banco ao lado da mesa.
A mesa vermelha em laca é um móvel contemporâneo que usamos como estratégia para o ambiente não ficar tão rústico. Ao mesmo tempo que quebra o padrão da cozinha, ela também compõe com o balcão por causa da cor vermelha, comum às duas peças.
Na cozinha, a praticidade de materiais como o Corian, na superfície da bancada, se alia aos elementos coloridos para dar personalidade ao ambiente. A parede azul segue a tendência do restante da casa de ressaltar o bom-humor e acolher bem.
Na entrevista para a repórter Simone Bobsin, do Programa Missão Casa, você fica sabendo mais detalhes sobre o projeto:
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments