top of page
site3324

#projetosdesucesso: Reforma tem foco em áreas sociais

Casa no Alto Vale foi repaginada pelo Espaço do Traço para clientes receberem a família

O casal proprietário desta casa em Rio do Sul (SC) queria ambientes mais acolhedores para receber os netos. Por isso, as arquitetas do Espaço do Traço, Maíra Queiroz e Vanessa Faller, comandaram a reforma de 180 m² em áreas internas e 70 m² na varanda. O resultado foram ambientes mais amplos, integrados e bem aproveitados.


Fotos: Lio Simas

Espaço gourmet

O espaço gourmet foi projetado para encontros com toda a família. Por isso, para deixar o local mais amplo, a mesa com oito lugares se integrou à ilha em Corian e foram introduzidas duas mesinhas para quatro pessoas. O ambiente integra a cozinha à churrasqueira, ao home theater e à área externa.


Os móveis com tons amadeirados e o porcelanato que remete a concreto aparente criam harmonia no espaço gourmet. “Eles são modernos e, ao mesmo tempo, deixam o cômodo acolhedor”, explica Vanessa.


SPA

No lugar do quarto do filho – que também não mora mais com o casal –, foi projetado um SPA com uma jacuzzi para seis pessoas. “Como a região é dotada de um rigoroso inverno, a ideia foi deixá-lo aberto no verão e fechado nos dias de frio”, conta Maíra.

Varanda

A varanda, que liga o SPA ao espaço gourmet, se tornou o local preferido da família, por causa do aconchego que as peças de madeira maciça e a vegetação trazem. O ambiente tem um pergolado, com placas de ripas de madeira que deslizam para facilitar a limpeza. Além da estética, a peça contribui para tornar o ambiente mais sombreado e agradável.

Outro destaque da varanda é a mesa de centro, que foi confeccionada com um tronco encontrado no sítio do casal.


Home theater

Para trazer uma linguagem rústica ao ambiente, as arquitetas projetaram as ripas de madeira no forro aliadas ao gesso que acompanha o painel da televisão. O destaque do ambiente é o tapete Chevron: em diferentes tons de azul, ele foi desenhado e encomendado pelo escritório à Tapeçaria Italiana.

Um painel retrátil e um projetor trazem o clima de cinema para dentro de casa. O sofá, grande e confortável, completa o ambiente.

Living e sala de jogos

O antigo living era separado da sala de jantar por um desnível. Nesse local, as arquitetas escolheram colocar uma cristaleira para guardar as lembranças de viagem da família.

O living ganhou sofás em tons pastéis e poltronas azuis, para contrastar e trazer harmonia ao ambiente. O grande tapete integra toda a mobília.


A antiga sala de jantar deu lugar ao salão de jogos, com uma mesa de sinuca para entreter a família. O desnível permite a integração com o living e a interação entre pessoas que estejam nos dois ambientes.

Leia também:

Comments


bottom of page