Projeto traz forte relação entre espaço interno e externo e uso de volumes puros e imponentes
Cliente exigente, proporção e volumetria impecáveis. O projeto de uma residência para um jovem casal, localizada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, precisava aliar funcionalidade e conforto sem acúmulo de elementos. Às arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller, do escritório catarinense Espaço do Traço, o proprietário solicitou um projeto equilibrado, onde nada pesasse, nem faltasse, e ficou atento a cada detalhe, da escolha dos materiais à compra dos eletrônicos. O resultado foi uma arquitetura minimalista e um projeto de interiores sem ornamentos e excessos.
Fotos: Lio Simas
“Admirador da simplicidade formal dos arquitetos Marcio Kogan e Guilherme Torres, o cliente nos brifou com referências baseadas na forte relação entre espaço interno e externo e no uso de volumes puros e imponentes”, comenta Maíra. Para Vanessa, o uso de materiais brutos também foi guiado pelo bom gosto do freguês: “É o caso do concreto e da madeira, presentes na escada em balanço, de caimento escultório, destaque no projeto”, completa. Para arrematar o projeto da escada de material frio, o degrau de madeira itaúba aquece, estendendo-se até virar um aparador.
As aberturas generosas e o piso para ambientes internos e externos (Bianco Paonazzetto/Portobello) garantem a integração dos ambientes na área social, necessária para receber amigos com mais espaço e conforto. A iluminação natural é beneficiada pelas portas e janelas amplas e pelos vazamentos e vidros, que recebem luz da manhã e do entardecer em diferentes pontos do imóvel. As sombras também foram pensadas para garantir o resfriamento do conjunto.
Outros elementos integradores são a piscina, que é sobreposta à varanda, e o paredão de concreto e a bancada da cozinha, que se estendem até a churrasqueira. A marcenaria clean e funcional (SCA) traz armários que ocultam utensílios na cozinha e a bancada em Corian proporciona o tom uniforme de branco e o formato arredondado, outras exigências do proprietário.
No andar superior, os quartos seguem o conceito do projeto e expõem piso de porcelanato inspirado nas superfícies de concreto aparente (linha Brasília/ Portobello) e portas de correr que incorporam o closet e o banheiro à suíte do casal.
Leia também:
Comments