Se você quer transmitir personalidade através do seu imóvel, fique sabendo que um bom projeto arquitetônico é tão importante quanto a escolha dos elementos internos. O desenho de uma casa ou apartamento pode compor diferentes estilos, e cada um deles possui suas singularidades.
Separei alguns dos nossos projetos inspirados nos modelos contemporâneo, clássico e rústico para te ajudar na decisão do estilo ideal. Conheça e se inspire:
1. Contemporâneo:
A arquitetura contemporânea surgiu no final dos anos 1980 e no início dos anos 1990 e se mantém em produção até os dias de hoje, embora não tenha uma linguagem única. Na verdade, cada uma de suas correntes reinterpreta a arquitetura do passado à sua maneira, seja por meio da releitura dos estilos ou dos significados de elementos que já estiveram em alta.
É uma arquitetura que pensa na funcionalidade dos espaços e na praticidade, tão exigida nos dias de hoje. É comum o uso de linhas retas ou formas geométricas básicas, com elementos altos, grandes e bem definidos. Materiais em metal, uso de concreto aparente e abundância de vidro são comuns nesses projetos.
Neste projeto em andamento, o cobogó de metal expressa a busca pela praticidade típica do estilo, pois intensifica a iluminação natural e garante uma maior ventilação na casa.
As placas de concreto aparente, material que começou a ser usado em larga escala no contemporâneo, se encarregam de trazer a ideia de pureza dos materiais. A vegetação, que chega a “furar” a laje, as janelas e as portas altas, feitas de vidro, e o pé-direito duplo conferem o visual despojado típico dessa tendência de construção. Podemos destacar também o predomínio de linhas puras e desconstruídas e a integração dos espaços.
Aqui, a funcionalidade da arquitetura contemporânea se expressa pelas janelas altas, que permitem a entrada intensa de luz natural.
2. Clássico
Espaços amplos, frisos, emolduramento das esquadrias e componentes ornamentados. Esses são alguns dos elementos que compõem o estilo clássico de arquitetura, fortemente influenciado pelas construções grandiosas da Grécia. Aqui, elementos como janelas e colunas tendem a ser mais exuberantes, pois a palavra de ordem é grandiosidade. Lembre-se dos palácios renascentistas, amplos e com tetos altos, e ouse no tamanho dos pés-direitos!
Pensando sempre em inserir, da melhor forma, características marcantes de cada época nos nossos projetos, trabalhamos com uma associação harmoniosa de elementos clássicos e da contemporaneidade. Veja nesta imagem:
As platibandas ornamentadas escondem o telhado e são uma das responsáveis pelo visual clássico. A simetria da casa (repare na posição das janelas, por exemplo), as janelas marcadas com molduras, e os frisos enfeitados também são características fortes do estilo.
A busca pela decoração refinada, típica da arquitetura classicista, também pode ser identificada no guarda-corpo bem ornamentado, bem como no portão de metal na parte lateral da casa. As plantas na entrada do imóvel possuem formatos que remetem ao famoso Jardim de Versalhes, na França.
Perceba a sincretização do projeto: embora elementos clássicos sejam predominantes, a junção das janelas altas, da porta de entrada larga e da integração de espaços colocam, com muito bom gosto, o projeto no nosso tempo.
3. Rústico
Se é aproximação com a natureza que você quer, provavelmente o estilo rústico vai fazer a sua cabeça. Esse tipo de arquitetura foge do padrão das casas da cidade, pois apresenta predominante utilização de materiais naturais, como pedras e madeiras. As cores terrosas, como marrom e verde musgo, também são comuns nesse estilo e remetem ao que é orgânico.
Os componentes naturais são muito bem visualizados neste nosso projeto. Embora a parede de pedras naturais remeta à rusticidade, sua linha, vindo de dentro da casa, traz a ideia de continuidade, típica da arquitetura contemporânea. Aqui, mostramos novamente que a junção dos dois mundos pode ter um resultado muito equilibrado e funcional.
O telhado estilo cabaninha, que faz referência às casas de sítio, também é suavizado com elementos mais atuais, como a porta de entrada e o pé-direto altos. As cores terrosas combinam com os tons da natureza ao redor do imóvel.
Embora a planta deste projeto seja essencialmente contemporânea, com blocos bem definidos, ambientes integrados e janelas e portas de vidro grandes, os materiais utilizados prezam pelos elementos naturais. Exemplo disso são o revestimento em pedras naturais da parede externa, o pergolado de madeira e a lareira.
O piso de cimento queimado, a lareira e a escada em madeira dão à àrea interna da casa mais toques rústicos ao projeto. Os proprietários da residência prezam muito por elementos puros, por isso, os componentes não se limitam a simplesmente imitar os elementos da natureza.
O muro verde, composto de plantas, também é responsável por mostrar a intenção do projeto: a junção do natural com a arquitetura contemporânea.
Embora o contemporâneo tenha vindo para trazer funcionalidade nas tarefas cotidianas, sendo mais adequado aos estilo de vida atual, é preciso levar sempre em consideração a personalidade de cada cliente. É essa sincretização de elementos que torna cada projeto único!
Decidiu qual estilo arquitetônico mais tem a ver com você? Aproveite e confira as nossas dicas para escolher o melhor terreno para seu imóvel.
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Por que escolher o Espaço do Traço na hora de construir sua casa? Referências arquitetônicas que influenciam a concepção de casas feitas pelo Espaço do Traço #projetosdesucesso: Equilíbrio perfeito entre o clássico e o contemporâneo
Commentaires