Montar um quarto comum já é difícil, então imagine um quarto para seu bebê. Além da preocupação com o design e beleza do cômodo, há a dificuldade de construir um lugar confortável, seguro e prático para seu filho/a.
Por isso nós do Espaço do Traço Arquitetura, resolvemos contar pra vocês 5 pontos para observar ao montar o quarto do seu bebê!
1. Escolha um cômodo adequado para o quarto
Esse será o ponto mais longo e um dos mais importantes desse texto. Isso porque são diversos os fatores a serem levados em conta na hora de escolher o cômodo ideal para o quarto do bebê, eles são:
Dimensões
Com as dimensões do quarto, você poderá montá-lo de modo que não fique faltando espaço para nada.
Distância do quarto dos pais
Isso não é nem uma questão arquitetônica, mas sim de praticidade. Ao escolher um lugar próximo ao quarto dos pais, ficará mais fácil dar atenção à criança e também de socorrê-la, no caso de choro ou algum outro problema.
Iluminação natural
O ambiente escolhido deve ter a melhor iluminação natural possível, priorizando quartos com a janela voltada ao norte. Assim, o cômodo recebe o sol menos forte do inverno, aquecendo o quarto, e fica protegido do sol forte no verão.
Barulho
Nenhuma criança merece dormir com o barulho de carro passando, motor de moto e buzinaço. Por isso é importante que o quarto do bebê não seja voltado para ruas muito movimentadas e barulhentas. Já que isso pode perturbar seu sono. No entanto, caso não tenha um ambiente com pouco barulho, tem a opção de recorrer a esquadrias acústicas. Elas poderão vedar frestas, impedindo a passagem de certos tipos de frequências sonoras pela janela.
2. Segurança antes de tudo!
O quarto tem que preservar a segurança o bebê antes de qualquer coisa. Não adianta o quarto ser super bonito, se não tem o necessário para que a criança não se machuque. Por isso confira abaixo algumas coisas que podem proteger seu filho/a:
Telas de proteção na janela;
Protetores de quina;
Protetores de tomada;
Evitar fios elétricos soltos;
Lembrar de deixar remédios, cosméticos e qualquer produto que represente algum perigo para criança em locais inacessíveis.
3. Pisos e Paredes
Um quarto de bebê deve ser aconchegante, e um piso e papel de parede bem escolhidos podem tornar isso possível!
Primeiro o piso. Para escolher o piso pense em como ele pode influenciar na temperatura e na sensação que se tem ao entrar no cômodo. Por isso, evite pisos de materiais gelados, cerâmicas e porcelanatos. Tenha como prioridade pisos quentes, que trazem uma sensação de conforto para o quarto, as melhores opções são: laminados de madeira, vinílicos e emborrachados.
Já para as paredes há uma variedade de escolhas, envolvendo desde a escolha da cor, adesivos decorativos, quadros e boiseries. Geralmente é comum que os pais optem por cores mais claras e suaves, mas isso não é uma regra. Um cuidado que deve ser tomado durante a escolha de tintas e colas, é escolher produtos à base d’água, pois são menos tóxicos e alergênicos.
4. Iluminação Artificial
Não é só a consideração da iluminação natural que é importante na hora de montar o quarto. O uso de lâmpadas, abajures e luminárias específicas são ideais para que o quarto do seu bebê traga a sensação de aconchego que ele merece!
Então é importante o quarto possuir pontos de luz indireta, ou seja, uma iluminação mais restrita, dando um toque acolhedor aos ambientes. Podem exercer essa função: abajures, painéis e nichos na parede.
Uma ótima opção a ser levada em conta também, é o uso de um interruptor dimmer. Já que ele pode complementar a iluminação do ambiente, isso a partir da possibilidade de deixar você controlar a intensidade da luz, podendo criar um clima perfeito para a soneca do bebê.
5. Móveis
Agora chegou a hora tão esperada. A hora de mobiliar o quarto!
Berço
O ideal para o berço é comprá-lo já pronto. Por esse motivo se certifique se é um bom berço. Cheque suas grades, os materiais usados, se possui sistema antirrefluxo (que levanta o estrado da cabeceira) e se pelo menos uma das grades é baixa.
Rodinhas não são obrigatórias, mas oferecem praticidade. Já que quando for fazer alguma faxina, facilita a sua movimentação.
Se possível coloque o berço afastado da janela, em função da segurança do bebê. Já que se evita que ele pegue friagem ou fique muito próximo da janela.
Cômoda para troca
Para a cômoda recomendamos que tenha as dimensões de 85 a 92cm de altura, para que assim os pais não tenham que se abaixar muito para trocar os filhos. Escolha também um modelo que possa ser usado como uma cômoda comum. Assim não haverá desperdício de um móvel, depois que o bebê crescer.
É importante a cômoda ter uma profundidade maior, pois acomoda melhor a criança na hora da troca. Nesse sentido, ela deve ter espaço nas laterais para guardar potes, fraldas e outros artigos de higiene do bebê. Caso a cômoda seja muito pequena, há a possibilidade de trabalhar com prateleiras.
Armário
O armário pode ser pedido sob medida, podendo assim ter um maior proveito do espaço total do quarto. Uma ideia que pode ser levada em conta para aqueles que não tem espaço para o trocador e o armário juntos, é embutir o trocador no local das prateleiras e gavetas.
Poltrona de Amamentação
A poltrona é um lugar em que a mãe e o bebê vão usar muitas vezes. Por isso ela deve ser o mais confortável possível. Tente então testar na loja o modelo, imagine você comprar aquela poltrona linda na internet, mas ela não é confortável.
Do mesmo modo que a cômoda deve ser comprada pensando em que cômodo você vai poder colocar ela depois, o mesmo vale vale para a poltrona.
E aí curtiu o texto? Se a resposta é sim, temos um e-book só sobre esse assunto para deixar ainda mais preparado/a para montar o quarto que seu bebê merece!
Comments