top of page
site3324

Questões culturais na Arquitetura: como afetam nosso cotidiano?

No último post conversamos sobre as singularidades regionais que podem acabar influenciando nossas preferências arquitetônicas. Hoje, viemos falar sobre questões culturais da arquitetura que estão em nosso cotidiano — mas nem sempre são as soluções mais funcionais!

Você sabe por que o comando do chuveiro fica embaixo? É uma opção mais barata mas não necessariamente a mais prática, afinal, com o comando na parede inversa você pode ligar e não se molhar — e esperar a água esquentar naqueles dias frios.  


Comando de chuveiro na parede inversa, possibilitando uma abertura fácil da água.

A iluminação é uma das questões principais de uma casa. Antigamente, era muito fácil colocar um ponto de luz no meio do teto e considerar o projeto pronto: hoje, sabemos que não é a forma mais eficiente ou interessante de iluminar o ambiente. Há inúmeras outras formas de adicionar a iluminação com luzes indiretas, sem precisar ter um ponto central! 


Diversos pontos luminosos espalhados pelo ambiente, tornando-o diverso e aconchegante.

Culturalmente há a ideia que a lavanderia tem de estar junto da cozinha, mas por que? Se você parar para pensar, é muito mais inteligente ter essa área perto de quartos e banheiros — de onde geralmente saí a roupa suja, como toalhas, roupas de camas. A função de lavar a roupa está muito mais vinculada com ambientes como quartos e banheiro do que com a cozinha! Curioso que ainda adotamos esse padrão de escolha, né?


Planta de um projeto onde a área de serviço foi projetada próxima as suítes. 

A gente se acostuma com muita coisa que vem do passado, quando era mais fácil e barato ter jeitos característicos de fazer as coisas. Entretanto, o mundo mudou, estamos no presente e podemos nos desapegar desses costumes e quebrar barreiras arquitetônicas para um projeto bem melhor — e mais funcional! 

Maíra Queiroz

Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Comments


bottom of page