Muitas vezes nos deparamos com a seguinte dúvida: vale a pena reformar a casa ou devo demolir e construir novamente? Essas questões aparecem quando a casa antiga necessita de muitos reparos para que se adapte ao estilo de vida dos moradores.
Essa complexa decisão pode acarretar em consequências na obra e no custo do processo também. Por isso, acompanhe as nossas dicas e considere os seguintes fatores:
Foto: Pixabay
Estrutura e instalações
O primeiro passo é se atentar para o seu desejo e decidir qual o tamanho da reforma que a casa precisa, se é necessário realizar uma reforma pequena ou grandes mudanças. A seguir, para saber o estado real do imóvel e tomar um decisão, é importante analisar a estrutura existente, a fundação e se há problemas estruturais sérios.
Contrate um profissional qualificado e não esqueça de checar as instalações elétricas, hidráulicas e os problemas como umidade e mofo na residência que deverão ser reparados na obra. É comum que imóveis antigos tenham tubulações hidráulicas de ferro galvanizado ou chumbo, e precisem ser trocadas por cano PVC, por exemplo.
Outra questão a ser colocada na balança são as surpresas que vêm em caso de reforma. No meio do processo pode surgir algum problema que não estava no papel, esteja preparado!
Valor histórico ou sentimental
Alguns imóveis são tombados como patrimônio histórico, e não podem ser descaracterizado ou destruído. Se essa for a sua situação, é importante que você conheça a fundo as restrições impostas na hora de renovar.
Além disso, há moradores que possuem grande apego sentimental a residência e não avalia demolir por estes motivos. Novamente é importante ressaltar: coloque na balança os prós e contras antes de tomar uma decisão!
Avalie e compare os valores
Planeje quanto você quer gastar! Depois de analisar as suas necessidades e os problemas que a casa expressa, coloque tudo na ponta do lápis. Faça um orçamento detalhado e avalie tanto o custo da reforma, quanto o de uma nova construção. Alguns escritórios oferecem pacotes com o orçamento do projeto em questão, o que pode facilitar na hora da sua escolha.
Calcule tudo! Quebra quebra, troca de telhados e alterações estruturais na planta original pode sair caro e às vezes não compensa o seu investimento, pense bem nas suas prioridades.
Fique de olho na legislação
Se você escolher reformar a sua casa, as alterações precisam estar de acordo com a legislação. Caso prefira demolir, a nova construção deve obedecer a nova legislação, cumprindo todos os itens exigidos para a construção do imóvel.
E aí, ficou mais fácil de tomar a grande decisão? Aproveite e conheça as principais etapas de uma obra.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
Comments