top of page
site3324

#TáNoRender: Antigo apartamento universitário vira um estiloso boho-chic

Um apartamento antigo e pequeno, com muitos cômodos ao longo dos seus 75m², localizado numa área repleta de estudantes. Esse foi o cenário que encontramos quando uma professora universitária chamou o Espaço do Traço para repaginar seu imóvel. A cliente queria dar uma cara nova pro cantinho que pretende morar a partir de uma vibe farm house/boho chic cheia de estilo, com foco em elementos soltos que deixassem sua personalidade em evidência. Para dar conta de todos esses pedidos, quebramos as paredes no projeto e conectamos espaços do apê, colocando em cena a pegada contemporânea que a gente adora.

A cadeira Charles Eames, na ponta da mesa da sala de jantar, garante uma pitada contemporânea ao projeto.


Como a ideia era tirar a sensação de “apartamento de estudante” e transformar o visual a partir de elementos soltos, apostamos na junção dos estilos Farm House e Boho Chic para criar um cenário boêmio-contemporâneo, com inspiração no movimento hippie e nas influências étnicas, sem deixar de lado a vibe fofa de fazenda, presente, por exemplo, na cadeira de balanço, e na mesa e cadeiras de madeira da sala de jantar, que já pertenciam à cliente.

Sala de estar, de jantar e escritório ficarão integrados no mesmo espaço.


Cozinha passou a ser conectada à área social.


Com a integração feita, a planta foi “ampliada” e se modernizou, dando espaço para ousar na organização do décor. A possibilidade de garimpar móveis ou transformar objetos antigos, que isolados não fariam tanto sentido, é um dos destaques da composição.


Mais do que conectar espaços, adotamos as prateleiras como elementos integradores, que passaram a contornar e unificar todos os ambientes do apartamento.

Prateleira contorna, no alto da parede, todos os espaços integrados.


Nos nossos desenhos, o projeto também passou a ser cat friendly. A disposição das prateleiras do home office, por exemplo, permite que os bichanos da cliente explorem e transitem livremente por todos os cantinhos. O balcão planejado branco dá o tom contemporâneo do escritório, equilibrando seu design com a escrivaninha e cadeira que já eram da proprietária. O armário em palhinha dá o tom de ambiente de fazenda.

Na suíte master, os móveis e objetos soltos surgem com ainda mais destaque, permitindo que a proprietária ressignifique elementos com um olhar criativo.


A cabeceira da cama ornamentada em metal e as boiseries dispostas num arranjo diferenciado mostram o apreço por um clássico-original.


Saber utilizar móveis antigos de forma personalizada também faz parte do propósito do boho chic. Os criados-mudo, por exemplo, eram peças que já pertenciam à proprietária e encaixaram perfeitamente na ousadia do quarto. Destaque também para o revestimento da parede da cabeceira, que remete à tijolinhos e brinca com texturas.


Peças individuais e nada padronizadas, como o cesto de roupas e as samambaias, que parecem pender aleatoriamente na prateleira, têm tudo a ver com a vibe do boho do banheiro da suíte. A proposta ainda é harmonizar o ambiente com o revestimento Toki Algodão, da Portobello, que remete àquelas cerâmicas esmaltadas antigas com pegada asiática. Na verdade, o boho tem mesmo um pezinho na Ásia, e esse modelo, produzido em parceria à ceramista Hideko Honma, é a cara dessa tendência.


O aparador da cliente serviu de bancada para o lavabo. Já a proposta de cuba, da Deca, lembra uma gamela de fazenda. A sugestão dada para o revestimento é o Clapboard, da Portobello, com linhas horizontais que conferem elegância ao ambiente. As plantas fecham a composição e trazem a aura meio mágica e silvestre ao ambiente.

Leia também:

Comments


bottom of page