top of page
site3324

Tudo que você precisa saber antes de instalar sua casa de máquinas

Você sabia que é muito importante ter uma casa de máquinas? Esse espaço, feito para armazenar e instalar equipamentos para a manutenção de uma piscina, não pode passar batido no seu checklist: hoje, te explicamos o por quê!

Quando fazemos a manutenção de uma piscina, encontramos duas fases: a do tratamento químico e a do tratamento físico. Essas fases utilizam duas ferramentas, o filtro e a motobomba. O físico é o que você já conhece: feito de forma manual, removemos materiais orgânicos que podem se misturar à água, como folhas. Já no químico, a água é filtrada por meio de bombas de sucção que retiram toda a água da piscina, filtram, e retornam com ela limpa – isso depende, então, de um sistema de bombas, encontrado na casa de máquinas!

O espaço escolhido para a instalação de forma ideal deve ser de fácil acesso e possibilitar livremente a entrada e retirada de equipamentos, assim como ter uma boa iluminação e ventilação, permitir a circulação para manutenção e operação, ter pisos laváveis e sistema de drenagem, um ralo para escoamento da água de chuva e paredes tratadas para não absorver umidade. Deve ser instalada em uma distância máxima de seis metros da piscina — pode ser construída no mesmo nível ou, se preferir, no subsolo, o que é perfeito quando não temos o espaço para dedicar a esse elemento!

Existem diversas formas de tornar sua casa de máquinas um elemento mais interessante, como uma instalação atrás das cascatas da piscina, disfarçado, ou o uso sutil de elementos vazados de cobogó para compor junto.


Nesse projeto, a casa de máquinas foi instalada no subsolo, com acesso pelo alçapão!

E aí, anotou tudo?


Vanessa 3

Vanessa Faller

Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Commenti


bottom of page