A grande intensidade de chuvas nessa época do ano pode ter pego você de surpresa, não é mesmo? Mas você sabia que, sem os certos cuidados, isso pode causar danos na cobertura da sua residência? Os telhados ficam expostos a vários fatores como os fortes ventos e variações de temperatura. Até mesmo em dias de sol, elementos como poeira e dejetos ainda podem significar riscos para as residências que não estão com a manutenção em dia. Por isso, hoje nós trouxemos 4 dicas para garantir a conservação da sua cobertura e proteger a sua casa. Já pega o papel e o lápis e vamos nessa!
Foto por: Lio Simas
1. Siga a periodicidade da manutenção
É muito comum que as pessoas só deem atenção para a cobertura das suas residências quando algum problema aparece. Goteiras e infiltrações começam a dar as caras em períodos chuvosos, mas isso pode ser evitado se houver uma manutenção prévia e periódica.
Em relação aos telhados, a nossa recomendação é que a verificação seja feita a cada seis meses, já que assim, possíveis problemas podem ser detectados e solucionados ainda no início. Procure não realizar manutenção de telhado durante as épocas de chuva intensa para evitar o perigo de quedas e acidentes graves.
No caso das calhas, você pode usar o grande fluxo de chuva para inspecionar o seu desempenho. Além disso, um acompanhamento no início de cada estação do ano, nesse caso, é o mais indicado.
A manutenção periódica prolonga a vida útil da sua cobertura e, consequentemente, a da sua casa também. Ignorar esse ponto é a principal causa de danos em telhados. Ah, e não se deixe levar pelas aparências na hora de decidir fazer uma checagem, vários problemas podem se desenvolver a partir de telhados aparentemente perfeitos mas sem manutenção frequente. Anotou aí?
2. Fique de olho na estrutura do telhado
As especificações de manutenção de cada estrutura variam de acordo com as condições, modelos, materiais escolhidos, etc. Independente disso, uma coisa é certa: uma boa estrutura evita muita dor de cabeça! Por isso, recomendamos que ela não seja construída diretamente exposta ao sol e à chuva. Se for de madeira, por exemplo, a umidade direta pode causar um problema.
Materiais de boa qualidade sempre são o ideal, é claro. Se estamos falando de um madeiramento bem escolhido e posicionado, ele facilmente dura mais de 50 anos em perfeitas condições. De qualquer forma, é importante sempre avaliar o estado de deterioração das ripas. Se você constatar apodrecimento logo no estágio de início, troque apenas as partes afetadas e prolongue a vida útil de sua estrutura com facilidade. E por falar em tempo de vida útil, nesse aspecto as estruturas metálicas se destacam, mas ainda sim, quando não reparadas com frequência, podem apresentar corrosões.
3. Atente-se para a higienização frequente de calhas e rufos
As calhas são responsáveis pela drenagem de água que vem da chuva, já os rufos garantem a vedação entre a cobertura e todo o resto da residência. Ambos são essenciais para o acabamento da sua obra e precisam ser higienizados sempre que necessário. Procure evitar o acúmulo de água nas calhas, isso previne o aparecimentode limo na sua cobertura, além de impedir a proliferação de insetos como os mosquitos transmissores da dengue.
O acúmulo de água pode se dar a partir do entupimento dos canos por sujeira e, se isso acontece, os problemas na sua edificação não tardam a aparecer. A água parada significa maior peso sob a estrutura, o que torna sua cobertura insegura. Como já mencionamos antes, você pode checar se o escoamento está ocorrendo de forma natural durante um dia de chuva normal.
Quando o assunto são rufos danificados, uma indicação quase certa desse problema é o aparecimento de infiltrações e mofo nas paredes, mesmo com as telhas em perfeito estado. Tanto no caso das calhas como no dos rufos quebrados, a solução é bem simples: basta substituir o que está com defeito! Novamente lembramos que a manutenção periódica faz com que a detecção desses problemas seja mais rápida e eficiente.
4. O cuidado é redobrado em locais com árvores
Dê atenção em dobro para a manutenção da sua cobertura se ela estiver em um ambiente de contato direto com árvores. Folhas, galhos e outros dejetos estão sujeitos a parar no seu telhado. Além disso, não é incomum que as árvores frutíferas atraiam animais, por exemplo. Logo, frutas maduras, flores, sementes e até os próprios animais podem causar danos ao cair diretamente nas telhas da sua casa. Uma boa solução é manter as árvores ao redor sempre podadas. Instalar telas de proteção também pode ser considerado, mas nesse caso, procure sempre deixar pequenas aberturas para retirada de eventuais detritos. Para a saída das calhas, ainda existe a opção de colocar grades ou telas anti folhas que retém esses itens e facilitam a sua vida, principalmente no caso da captação da água da chuva.
Como você viu hoje, a cobertura é responsável por valorizar e, acima de tudo, proteger a estrutura de uma residência, garantindo a segurança dos moradores. Mas sem a manutenção correta, pode ser motivo de muita dor de cabeça. Coloque essas dicas em prática para evitar problemas futuros!
Esse conteúdo é baseado no nosso e-book exclusivo “Como manter sua obra?”. Se você quiser ter acesso às nossas recomendações completas para a manutenção da sua residência e a vários outros e-books, clique aqui!
Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também
#arquiteturacontemporânea #calhaserufos #EspaçodoTraçoArquitetura #coberturadaobra #projetosdeluxo #Ambientesintegrados #dicasdearquitetura #arquiteturabalneáriocamboriú #EspaçoGourmet #manutençãodetelhados #ArquitetosFlorianópolis #arquitetas #comomantersuaobra #manutençãodaobra #manutençãodecalhas #ArquiteturaRiodoSul #ArquitetoFlorianópolis
Comments