Azulejos X Ladrilhos Hidráulicos: você sabe a diferença?
Apaixonados por cores e desenhos, uni-vos! Da casa da avó a apartamentos dos jovens mais ousados, azulejos e ladrilhos hidráulicos costumam ser opções em pauta, funcionando bem em diferentes estilos. Contrariando o conhecimento comum, os dois materiais são, em termos de composição e de história, bem diferentes um do outro. Padrões alegres e sóbrios, impermeáveis ou não: neste post, vou te contar um pouco da diferença entre os dois revestimentos.
Azulejos:
Foto: Lio Simas
Nas construções portuguesas, eram considerados expressão artística. Hoje, os azulejos são amplamente utilizados por aqui e o motivo vai além da estética vibrante e cheia de possibilidades: apresentam baixo custo, facilitando o uso em larga escala. Além disso, por conta do esmalte, uma das faces é vidrada, garantindo brilho e impermeabilidade únicos. A variedade de padrões disponíveis no mercado, aliada à funcionalidade inerente ao material, faz com que os azulejos sejam os queridinhos dos ambientes mais úmidos, como banheiros e cozinhas.
A fácil manutenção também é um atrativo, mas lembre-se que, como sofrem dilatação, precisam de rejunte ao serem aplicados.
Ladrilhos Hidráulicos
Patchwork de ladrilho hidráulico. Reprodução: Dalle Piagge
Um verdadeiro ode aos antigos palácios do século 19, os ladrilhos hidráulicos têm sua criação muito ligada à expressão de arte e religiosidade. Sua forma de produção, que ainda segue o modelo artesanal, é um dos grandes diferenciais do revestimento. Feitos a partir da combinação de pó de mármore, cimento e corantes, sua formação tem o plus de ser ecologicamente correta: como não há consumo de energia, nem emissão de gases que poluem o meio ambiente, os ladrilhos hidráulicos são considerados sustentáveis. 😉
A estética não é brilhosa, por isso, esse tipo de revestimento tem uma pegada mais rústica que a dos azulejos. É um material que se destaca pela alta resistência e durabilidade, embora seja necessário impermeabilizá-lo com uma resina acrílica própria logo após a instalação (se demorar muito, pode manchar!). Aqui, a manutenção tem apelo maior: uma dica é usar cera incolor líquida para mantê-lo sempre conservado.
Assim como os azulejos, os ladrilhos hidráulicos podem ser usados em áreas úmidas ou secas. Apenas atente para o assentamento, que deve ser feito por pessoas habilitadas, já que possuem diferenças na espessura, precisando de um bom nivelamento com argamassa colante.
Entendeu a diferença entre azulejo e ladrilho hidráulico? Agora, aproveite para conferir 5 cozinhas cheias de estilo.
Maíra Queiroz Sócia-proprietária do Espaço do Traço
Leia também:
6 tendências para banheiros e lavabos 5 cozinhas cheias de estilo #projetosdesucesso: Residência contemporânea se destaca por integração nas áreas sociais
コメント