top of page
site3324

Decoração industrial: uma tendência descolada

Lá pelos anos 50, um estilo de decorar marcado por uma vibe mais rígida começava a comandar as construções de Nova York: era a tendência industrial, que trazia ousadia aos ambientes a partir de materiais brutos – como metal e madeira de demolição – e estruturas bem expostas, como paredes de tijolos. Hoje, esse conceito está voltando com tudo nos projetos arquitetônicos e de interiores, e encontrar o equilíbrio entre a estética de indústria e a composição elegante segue sendo um dos maiores desafios dos adeptos dessa onda. 

Pensando em tudo isso, separei alguns projetos industriais do Espaço do Traço que são ótimos exemplos de ambientes descolados, confortáveis e sofisticados. Vem ver:

1- Living pra ninguém querer ir embora

As clientes solicitaram um décor que fosse industrial em níveis elevados, e a gente conseguiu harmonizar bem a tendência rudimentar com detalhes mais leves: as plantas presentes em todo o ambiente e quadros numa vibe bem contemporânea, por exemplo, garantem aconchego sem igual para o casal e convidados. 

Um dos destaques industriais do living são a madeira em tons escuros, as luzes bem marcadas, a parede em tijolinhos e a cristaleira com chapa metálica. Tudo com muita elegância, equilíbrio e bom gosto! 

2- Pub dentro de casa


Um pub estiloso, repleto de elementos inspirados no conceito industrial, marca o cantinho especial dos nossos clientes de Trombudo Central (SC). Para criar esse bar doméstico, pensamos numa composição que levasse o charme urbano à residência: plaquinhas temáticas, com logos de cervejas famosas e tijolinhos expostos, por exemplo, compõem juntos a decoração que lembra mesmo uma casa noturna de ares industriais. Os itens mais sofisticados, como a marcenaria clara e trabalhada nos volumes, promovem o equilíbrio perfeito com o resto do ambiente.

3- Área de serviço no estilo


Nesse projeto, os tijolinhos expostos, típicos da tendência industrial, aparecem até mesmo na área de serviço. Por ser um ambiente mais funcional, remete às próprias indústrias estadunidenses, inspirações para esse estilo arquitetônico. Os eletrodomésticos modernos e nichos em MDF de cor clara, porém, não deixam o décor pesar.

4- Espaço gourmet industrial e elegante

Cinza, preto e marrom predominando na paleta de cores e tijolos aparentes, concreto e madeira de demolição orientando todo o décor. O que pode ser mais industrial do que esse espaço gourmet? 


Aqui, cadeiras e pendentes de metal contrastam com uma decoração mais sofisticada: quadrinhos, plantas, eletrodomésticos modernos e janelões de vidro atualizam o projeto, colocando muita elegância em jogo.

5- Texturas em evidência

Neste bar doméstico, os pendentes retrô com estrutura metálica e aparência crua de lâmpada colocam, junto com os tijolos expostos, a vibe industrial e cheia de personalidade em cena.  Já os boiseries e estofados em capitonê presenteiam o décor com uma pitada do conceito clássico.


6- Elementos selecionados

Nem todos estão dispostos a deixar paredes expostas ou manter um teto sem forro em casa, por exemplo. Para esses casos, uma dica é investir na decoração, trazendo apenas alguns elementos do estilo industrial que você curta. Na cozinha deste apartamento em Floripa, os puxadores metálicos, em Rosé Gold, além da prateleira aérea, também em metal, trabalham juntos para garantir características industriais:

Se inspirou nos nossos projetos industriais? Aproveite para conferir também alguns ambientes clássicos do Espaço do Traço. 


Vanessa Faller Sócia-proprietária do Espaço do Traço

Leia também:

Comments


bottom of page