Sem dúvida, contar com o apoio de um especialista é fundamental para que a sua obra não gere transtornos, gastos desnecessários e problemas regulamentares.
Por isso, é imprescindível contar com apoio de um profissional qualificado. E, na hora de escolher qual melhor forma de conduzir sua obra junto a um especialista, uma dúvida muito comum pode surgir: Gerenciamento de Obra ou Acompanhamento de Obra: qual devo escolher?
No blog de hoje, confira as principais diferenças entre essas duas modalidades de condução de obra, seus prós e contras e demais detalhes.
Existem diferenças entre Acompanhamento de Obra e Gerenciamento de Obra?
Primeiramente, é fundamental entender que existem diferenças claras nas duas modalidades de condução de construção e/ou reforma.
Normalmente, o gerenciamento começa na etapa de planejamento da obra, com o projeto já concebido. Uma opção muito usual é mesclar a fase de concepção de projeto com o trabalho de uma empresa de gerenciamento, que pode auxiliar na definição de acabamentos em função do investimento pré-definido.
Já no acompanhamento, a atuação do profissional consiste em visitas esporádicas na obra, fazendo a conferência do andamento do projeto, sem um acompanhamento mais detalhado.
O que é Gerenciamento de Obra?
Quando se trata de Gerenciamento de Obra, o profissional — denominado Gerente de Obra — tem total controle de detalhes do projeto como orçamentação, fornecedores, tempo de entrega, qualidade do material, etapas da obra e etc. É de responsabilidade também do Gerente de Obras, nesta modalidade de condução, toda coordenação da equipe envolvida no projeto, fazendo o controle de custos, prazos e potenciais riscos.
As principais vantagens do Gerenciamento de Obra dizem respeito a centralização de tarefas em um profissional, fazendo com que não haja necessidade do cliente envolver-se mais a fundo no projeto, evitando assim estresse e potenciais gastos e riscos não mapeados. Em resumo, é deixar o projeto na mão de um especialista.
O que é Acompanhamento de Obra?
Ao contrário do Gerenciamento, o Acompanhamento de Obra consiste em uma condução não tão detalhada por parte do profissional.
Essa modalidade se trata basicamente de visitas técnicas esporádicas do especialista na obra, visando garantir a excelência na execução do projeto. Ao optar por essa categoria de acompanhamento, o cliente acaba assumindo mais responsabilidades durante a reforma ou construção, estando mais próximo do projeto.
No Acompanhamento de Obra, são atividades de responsabilidade do profissional: fiscalização acerca de normas técnicas e padrões de qualidade, identificação de problemas e plano de medidas para corrigi-los, fiscalização do uso de materiais e recursos, além de elaboração de relatórios de acompanhamento.
Gerenciamento de Obra ou Acompanhamento de Obra: Qual melhor opção para meu projeto?
Primeiramente, é fundamental explicar que não existe necessariamente um método melhor que o outro, mas sim projetos específicos onde uma modalidade ou outra melhor se aplica. O Gerenciamento de Obra é indicado para pessoas que tenham preferência por envolver-se menos na construção ou reforma e prefiram centralizar as tarefas em um profissional, mesmo que isso implique em um maior distanciamento do projeto.
Já o Acompanhamento de Obra é indicado para quem quer um comprometimento pessoal maior no projeto, descentralizando tarefas e tendo uma condução mais detalhada.
Outra grande diferença é o investimento entre eles. Como o gerenciamento engloba muitos serviços e responsabilidades extras, é natural que tenha um custo maior, que pode ser revertido facilmente com a economia gerada pela redução de retrabalho e erros na execução do projeto.
O que o Espaço do Traço oferece para o seu projeto?
O Espaço do Traço, escritório de arquitetura com quase 20 anos de experiência, faz o Acompanhamento de Obra detalhado e ainda possui parceria com renomados profissionais caso o cliente opte pelo Gerenciamento de Obra, garantindo excelência no planejamento e desenvolvimento do seu projeto.
Comments